•  | Central de Vendas:
  • 9 de junho de 2025

Moradores da Vila Guarujá terão atendimento médico gratuito

Ação social será no sábado (14/06), das 9h30 às 17h; Estudantes e professores de Medicina e Odontologia do Integrado farão consultas e pequenas cirurgias à população

Os moradores que residem na Vila Guarujá poderão fazer consultas clínicas e realizar pequenos procedimentos cirúrgicos gratuitamente. A ação social será realizada no sábado (dia 14 de junho), das 9h30 às 17h, na UBS Carlos Antônio Rua Mário Epifânio, 400, Vila Guarujá, Campo Mourão.

Para ter acesso aos serviços médicos, basta comparecer no dia, no local e trazer os documentos pessoais (RG ou CPF). Uma triagem será feita, por ordem de chegada, nas dependências da Escola Municipal Castro Alves, que fica ao lado da UBS. Os atendimentos serão realizados na própria Unidade Básica de Saúde.

Previsão de atendimentos Ao longo do dia serão realizadas consultas em diversas especialidades como clínica médica geral, pediatria, ginecologia e obstetrícia, área vascular, urologia, anestesiologia e procedimentos minimamente invasivos, além de consultas e procedimentos odontológicos.

Os serviços serão realizados por 22 estudantes do curso de medicina do Centro Universitário Integrado e por 5 professores da instituição de ensino superior. Esses trabalhos voluntários fazem parte do Projeto Humanika (@projetohumanika); ação que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social e leva apoio a quem mais precisa de cuidados de saúde.

“Essa é a primeira vez que faremos esses atendimentos na Vila Guarujá. O objetivo é ajudar os moradores a ter mais qualidade de vida. A expectativa é fazer cerca de 200 consultas e 30 pequenas cirurgias; dependendo da procura”, explica Eufânio Saqueti, urologista, coordenador da atividade e professor do curso de medicina do Centro Universitário Integrado.

Parcerias Parte dos comprimidos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos - entre outros medicamentos - que serão utilizados no dia 14 de junho estão sendo arrecadados com médicos, clínicas locais e com a Farmácia Comunitária do município.

O material cirúrgico, itens de esterilização e grande parte dos insumos que já estão disponíveis na UBS também serão utilizados neste projeto social, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão.

“A realização dessa ação social na Vila Guarujá representa um grande avanço no acesso à saúde para a população local. Vejo essa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Universitário Integrado como um exemplo do impacto positivo que a colaboração entre ensino e serviço pode proporcionar, no âmbito da Educação Permanente. Estamos comprometidos em promover iniciativas como essa, que aproximam a saúde da população e oferecem um serviço humanizado e eficiente”, diz a enfermeira e Gerente de Atenção Básica no município de Campo Mourão UBS, Danielli Olinda Del Santoro.

Sobre o Projeto Humanika O Projeto Humanika (@projetohumanika) é uma ação que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social e leva apoio a quem mais precisa de cuidados de saúde. Os trabalhos são fruto de uma parceria do curso de medicina do Integrado com a ONG Amazônia Canaã, que atua na região Norte do Brasil há cerca de 25 anos e leva atendimento de saúde gratuito aos ribeirinhos.

“Eu já atuava por conta própria, de forma voluntária. Depois de um tempo, surgiu a ideia de levar um grupo de estudantes para ajudar. Ao falar com os acadêmicos de medicina do Integrado, eles abraçaram a causa imediatamente”, conta o doutor Saqueti.

Desde que esses trabalhos começaram em 2022, 8 médicos e 70 estudantes de medicina do Centro Universitário Integrado já participaram dessas ações no município de Prainha (PA); que fica há 3.386 km de distância. Nesses três anos seguidos, eles realizaram 2.400 consultas ambulatoriais, fizeram 600 procedimentos de baixa complexidade, 90 pequenos procedimentos cirúrgicos vasectomias, retiradas de hérnias, lipomas e drenagem de cistos sebáceos e distribuíram mais de 20 mil medicamentos e materiais para atendimentos emergenciais, cobrindo mais de 600 km em embarcações. Todos os participantes custearam suas próprias despesas.

Ação já realizada em Barbosa Ferraz No dia 5 de abril, a equipe de estudantes e professores de medicina do Centro Universitário Integrado também realizou uma ação do Projeto Humanika (@projetohumanika) em Barbosa Ferraz (PR).

Ao todo, foram realizadas 414 consultas na Unidade Básica de Saúde José Garcia Villar, em diversas especialidades - como clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, angiologia e cirurgia vascular, urologia, estomatoterapia - e outros 40 procedimentos minimamente invasivos retirada de verrugas, cistos, nódulos e pequenos tumores na unidade de emergência do Hospital Municipal Arnaldo Coneglian. Em breve, outras ações semelhantes devem acontecer nos municípios que integram a região da COMCAM.

Ajuda ao Rio Grande do Sul Em maio de 2024, seis profissionais da área da saúde do Integrado foram ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. Eles atuaram no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, e em outras localidades gaúchas.

Para realizar esse trabalho, os expedicionários do Projeto Humanika (@projetohumanika) fizeram a coleta e doação de aproximadamente 3 toneladas de alimentos, 300 sacos de roupas, 5 mil medicamentos para humanos e animais, equipamentos de proteção individual e outros itens.

“Nossa missão é promover acesso clínico a quem precisa. Será uma alegria fazer esses trabalhos gratuitos aos moradores da Vila Guarujá. Isso ajuda na promoção da saúde, no bem-estar da comunidade, fortalece o vínculo entre a população e a instituição de ensino”, complementa Eufânio Saqueti, urologista, coordenador da atividade e professor do curso de medicina do Centro Universitário Integrado.

Serviço O que: Ação social com consultas clínicas e pequenos procedimentos cirúrgicos aos moradores da Vila Guarujá Quando: Sábado (dia 14 de junho), das 9h30 às 17h Onde: UBS Carlos Antônio Rua Mário Epifânio, 400, Vila Guarujá, Campo Mourão Quanto custa: Gratuito Quem pode participar: Moradores da Vila Guarujá Como será o atendimento: Por ordem de chegada. Basta comparecer no dia, no local e trazer os documentos pessoais (RG ou CPF) Informações: tel. 44-3523-1069 e e-mail campomourao.guaruja@gmail.com

Compartilhe