- 16 de fevereiro de 2026
Faculdade Integrado realiza cerimônia do jaleco para 2ª turma de Medicina em Macapá
Evento reuniu 84 estudantes, familiares e docentes e marcou o início oficial da formação médica

A Faculdade Integrado, de Macapá (AP), realizou no dia 12 de fevereiro, às 19h30, no Teatro Municipal de Macapá Fernando Canto, a cerimônia do jaleco da 2ª turma do curso de Medicina. O evento marcou o início oficial da formação acadêmica dos estudantes, simbolizando o compromisso com os princípios éticos e profissionais da área médica.
A solenidade reuniu 84 acadêmicos ingressantes, além de familiares, amigos, professores e representantes da diretoria da instituição. Durante o evento, os estudantes receberam o jaleco no palco, por alguém escolhido por eles, em um ato simbólico que representa a entrada na área médica e o início da preparação para o exercício profissional.
A cerimônia integra o calendário institucional e pretende acolher os novos alunos e fortalecer o vínculo com a universidade. Ao vestir o jaleco pela primeira vez, os acadêmicos passam a integrar oficialmente a comunidade acadêmica do curso de Medicina.

Para o diretor interino da Faculdade Integrado, Rafael Zampar, o momento vai além do simbolismo. “A cerimônia do jaleco representa o início de uma trajetória que exige responsabilidade, dedicação e compromisso com a vida. A partir deste momento, os estudantes assumem o compromisso de buscar uma formação sólida, baseada em conhecimento científico e ética profissional”, destacou.
Além da entrega do jaleco, a programação contou com a participação de autoridades acadêmicas e docentes, que destacam a importância da formação ética, científica e humanizada. O evento também promoveu a integração entre estudantes, professores e familiares, reforçando o papel da instituição no acompanhamento da trajetória acadêmica.




