- 24 de abril de 2025
Estudantes do Integrado vencem concurso de Urbanismo Tático em Campo Mourão
Proposta será executada em rua da cidade com foco em melhorias urbanas acessíveis e criativas
Estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, juntamente com professores do Centro Universitário Integrado conquistaram o primeiro lugar no concurso “Mãos na Rua: Criatividade e Urbanismo Tático em ação”, promovido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Campo Mourão (IPPLAN). A atividade fez parte da programação oficial do World Creativity Day 2025, realizado nos dias 22 e 23 de abril em diversas instituições do município.
O objetivo da atividade foi estimular a inventividade e a participação cidadã por meio da elaboração de projetos de intervenção urbana de baixo custo, com impacto direto no cotidiano da cidade. Os acadêmicos trabalharam em grupos, com suporte técnico de professores e orientação do IPPLAN, para desenvolver soluções baseadas nos princípios do urbanismo tático, que preconiza melhorias rápidas, acessíveis e inovadoras nos espaços urbanos.
Durante os dois dias de imersão, os universitários desenvolveram seus projetos nas dependências da instituição e os apresentaram em um pitch no auditório do SESC, onde uma banca avaliadora selecionou a proposta vencedora. O projeto do Integrado será implementado em uma rua de Campo Mourão nos próximos 60 dias, com a colaboração dos estudantes na execução.
O coordenador dos cursos de Engenharia, Paulo Henrique Rodrigues, acompanhou os alunos durante a atividade, enfatizou a relevância do reconhecimento: “Obtivemos o primeiro lugar no concurso ‘Mãos na Rua’, que envolveu todas as instituições de ensino superior do município. O projeto será executado em uma das vias de Campo Mourão, marcando nossa presença na cidade. É uma vitória que reflete o comprometimento do nosso curso com a formação prática e a responsabilidade social”, salientou o professor.
A competição contou com a participação de discentes do Centro Universitário Integrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Faculdade União de Campo Mourão (UNICAMPO), reforçando o papel do ensino superior na construção coletiva de soluções urbanas inovadoras.