•  | Central de Vendas:
  • 28 de julho de 2025

Centro Universitário Integrado conquista 4º lugar geral nos Jogos Universitários do Paraná

Desempenho dos estudantes rende 30 medalhas e eleva o Integrado à 4ª posição entre as potências universitárias do Paraná

WhatsApp Image 2025-07-27 at 20.36.46 (1) (1).jpeg

O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, conquistou a 4ª posição na classificação geral do 64º Jogos Universitários do Paraná (JUPS), realizados de 21 a 27 de julho na cidade mourãoense. Com uma delegação de 202 atletas e 22 dirigentes, a instituição obteve 31 medalhas (incluindo uma no segmento acadêmico), saltando da 8ª colocação de 2024 para a 4ª posição, consolidando-se como uma das principais potências do esporte universitário paranaense.

No JUPS, as modalidades coletivas são organizadas em divisões chamadas de “chaves”, que separam as equipes conforme o desempenho em edições anteriores. A Chave Ouro representa a elite da competição, enquanto a Chave Prata reúne equipes em ascensão ou estreantes, oferecendo a chance de promoção à divisão superior.

A delegação do Integrado destacou-se tanto nas modalidades coletivas quanto individuais. Nos esportes coletivos, o basquete masculino conquistou o título da Chave Ouro e o vôlei masculino foi campeão da Chave Prata. O futsal masculino ficou com a medalha de prata na Chave Prata, enquanto o vôlei feminino e o futsal feminino conquistaram bronze na Chave Prata. O handebol masculino também garantiu o terceiro lugar em sua categoria.

_M3I7622 (1).jpg

Nas modalidades individuais, Edivania se destacou no atletismo com duas medalhas de ouro, enquanto Anderson conquistou ouro e prata na mesma modalidade. Ana Tardivo, estudante de fisioterapia, também brilhou com uma prata e dois bronzes, e João Percegona pós-graduando em banco de dados, garantiu o primeiro lugar em sua prova. No judô, Fabia Uchoa Gomes, graduanda de educação física, foi campeã individual, com a modalidade rendendo ainda quatro outras medalhas, incluindo as pratas de Yasmin de Almeida Silva, estudante de psicologia, e Maria Vitória Espaziano, estudante de nutrição, além do bronze da equipe feminina.

Outras modalidades também contribuíram para o resultado excepcional. No taekwondo, Álvaro Souza, estudante de fisioterapia, foi campeão, enquanto Kauê Chagas, estudante de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, dominou a natação com duas medalhas de ouro. O karatê trouxe quatro medalhas com destaque para Jordan, estudante de educação física e Ana Paula Soares, de medicina veterinária, ambos medalhistas de prata. O tênis, com os graduandos do curso de Medicina José Tadeu Nunes e Grazzi Kwitschal, completou o quadro de medalhas esportivas.

WhatsApp Image 2025-07-26 at 21.52.55 (1) (1).jpeg

A competição reuniu aproximadamente 3 mil atletas de instituições de ensino superior de todo o Paraná, consolidando-se como o maior evento esportivo universitário do estado. Foram disputadas modalidades em 18 locais diferentes de Campo Mourão, movimentando toda a estrutura esportiva da cidade.

A evolução da 8ª para a 4ª posição, combinada com o aumento de 20 para 30 medalhas, demonstra o crescimento dos investimentos da instituição no esporte universitário e a qualidade da preparação dos atletas, como ressalta Jeferson Vinhas Ferreira, vice-reitor do Centro Universitário Integrado. “Saltamos 4 posições, o que demonstra que estamos no caminho certo. Nosso investimento em estrutura, técnicos qualificados e apoio aos atletas está dando resultados concretos”, afirma o vice-reitor.

WhatsApp Image 2025-07-27 at 20.36.46 (2).jpeg

Atleta do time de vôlei feminino, que conquistou o bronze, e estudante de fisioterapia, Anna Laura Faria Tomazi, comemorou com orgulho: “Conquistar o 3º lugar, subir para a série ouro e ainda ficar em 4º no geral foi mais do que a gente esperava. A gente sabia do nosso potencial, mas ver tudo acontecer foi muito gratificante. Foi um reconhecimento de todo o trabalho que tivemos e ainda mais motivadas para o que vem”, afirma Anna Laura.

Álvaro Souza, também estudante de fisioterapia e campeão de taekwondo, destacou o impacto do esporte em sua formação pessoal e acadêmica: “conquistar essa medalha foi muito especial pelo momento em que estava vivendo, voltando aos poucos a competir, resultado de muito esforço, disciplina e dedicação. E fico feliz em representar o integrado, em uma competição motivo de muito orgulho”, completa Álvaro.

Além das conquistas esportivas, o Centro Universitário Integrado também se destacou no âmbito acadêmico, conquistando a medalha de bronze na categoria “Acadêmico” pela apresentação de dois artigos científicos. O primeiro, intitulado “Desenvolvimento infantil e suas repercussões físicas em crianças e adolescentes assistidos pelo projeto Atletas do Futuro”, foi apresentado pela estudante de Medicina, Bruna Tiemy Hyochimoto. Já o segundo, “Uso de cigarros eletrônicos, estresse percebido e perfil sociodemográfico em atletas universitários: um estudo transversal”, teve como autor o estudante de Fisioterapia, Lucas Hayashi.

WhatsApp Image 2025-07-26 at 21.52.56 (1).jpeg

Segundo Bruno Fidelis, coordenador do esporte do Centro Universitário Integrado. “Esse resultado dos JUPS representa muito mais que medalhas esportivas. Demonstra que buscamos formar não somente profissionais competentes, mas cidadãos completos. O esporte é uma ferramenta fundamental na formação integral de nossos estudantes”, destaca o coordenador.

Crédito das fotos: Centro Universitário Integrado

Compartilhe