Logo Centro Universitário Integrado

Graduação - Ciências agrárias e biológicas

Forme-se em

Agronomia

A faculdade de Agronomia do Integrado oferece o aprendizado teórico, prático e as habilidades necessárias para te preparar para o futuro! Otimizando os sistemas produtivos de modo sustentável e garantindo o alimento de milhões de pessoas.

Agronomia

Curso superior presencial
Duração: 10 semestres
Bolsas e descontos: Você pode ingressar no Integrado pelo Concurso de bolsas, Fies, Prouni e financiamento pelo Pravaler.
Imagem card - Agronomia

Sobre o curso de Agronomia

A faculdade de Agronomia do Integrado oferece o aprendizado teórico, prático e as habilidades necessárias para te preparar para o futuro! Otimizando os sistemas produtivos de modo sustentável e garantindo o alimento de milhões de pessoas.

O curso de Agronomia do Integrado conta com uma matriz curricular totalmente reestruturada, pensando no perfil profissional do estudante, para poder atuar em diversas áreas da agropecuária. Você vai desenvolver as habilidades como liderança, trabalho em equipe e empreendedorismo.

Você só encontra no Integrado

O curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado possui mais de 20 anos de existência, com mais de 1500 profissionais formados e infraestrutura completa.

Estamos focados em formar os novos líderes do agro. Cada conteúdo foi pensado para você aprender na prática o que precisa para se destacar no mercado de trabalho. E para potencializar a sua experiência e vivência da profissão, o Integrado possui parcerias com os maiores nomes do agro: professores convidados que, juntos, somam mais de 250 anos de experiência no setor.

- Cumbre: empresa de educação no agronegócio voltada a soluções transformadoras;

- AgTech Garage: um dos principais hubs da América Latina e do mundo;

- Parceria com mais de 20 empresas, como a Copacol, C-Vale e mais, em projetos de empregabilidade e inovação.

 

Além disso, os acadêmicos aprendem com professores de grande renome no cenário do agronegócio nacional e internacional. Tenho certeza que você já se imaginou vivenciando tudo isso, não é mesmo?

Você aprenderá tudo sobre Agronomia no curso do Integrado, afinal, ele também conta com 100 hectares para as práticas, contendo:

- Casa de vegetação climatizada;

- Sistema de irrigação;

-Galpão para abrigo das máquinas e implementos;

- Sistema de integração lavoura-pecuária;

-Áreas para pesquisa em parceria com empresas do setor e áreas demonstrativas para dias de campo;

- Laboratórios;

- Parcerias para estágios e programas de trainee com as principais empresas do ramo agropecuário da região.

BeAgro: a primeira vertical do agronegócio do país

Sabia que somos a primeira vertical do agronegócio do Brasil? Com a BeAgro, você conta com um ecossistema de educação, inovação e tecnologia. Pensando na formação integral do profissional do agro do futuro de maneira estratégica.

Buscando fomentar o agronegócio, a BeAgro, possui ferramentas para gerir a carreira profissional do campo, formando profissionais capacitados por um ensino chancelado pelo mercado. Oferecendo cursos e parceiras para que todos possam crescer e compartilhar conhecimento.

Como estudante de Agronomia do Integrado, você poderá participar dos projetos abaixo:

- Celeiro de inovações no agronegócio: vai te aproximar de metodologias ágeis e atividades que incentivam o empreendedorismo e a inovação;

- Programa de Pesquisa em Melhoramento Genético de Soja: você vai participar de pesquisas sobre novas variedades de soja com alto rendimento e aplicação de novas tecnologias. O resultado desse trabalho é a comercialização da marca de soja “Integrado Genética”;

- Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia — IN2: esta pesquisa foi criada para fortalecer a atuação de professores e estudantes do Centro Universitário Integrado nas áreas de produção científica, de tecnologia e de inovação;

- Agro Sociedade: conta com a horta solidária e projeto Redi;

- Agro Carreiras: programa de empregabilidade;

- AgTech Garage: um dos principais hubs de inovação do Agronegócio ao nível mundial;

- Cumbre: disponibilizando formação para os acadêmicos junto aos maiores nomes de profissionais do agro brasileiro.

Matriz Curricular

A matriz curricular do curso de Agronomia do Integrado conta com módulos teóricos e práticos, acompanhando as principais atualizações tecnologias do mercado. Durante o curso, você vai desenvolver habilidades comportamentais como liderança, assertividade e trabalho em grupo, para sua formação completa como profissional de Agronomia. A matriz curricular possui as seguintes temáticas:

- Manejo e Conservação do Solo;

- Agropecuária Moderna;

- Produção de Commodities Agrícolas;

- Softwares e Tecnologias;

- Máquinas e Mecanização;

- Sustentabilidade e Inovação;

- Gestão do Agronegócio;

Preencha o formulário e tenha acesso à matriz curricular completa do curso.

Case on farm

O Case on farm é um desafio proposto por empresas ou um profissional da área aos estudantes, ou seja, você vai participar de desafios apresentados de um problema real que precisa ser solucionado conforme o aprendizado do curso. Dessa forma, você trabalhará em equipe com seus colegas para analisar, estudar e buscar a melhor solução para cada desafio. Os problemas são gradativos conforme os módulos estudados.

Estágio em Agronomia

Seu estágio será realizado em empresas privadas onde será supervisionado por um profissional qualificado. Aprendendo de forma prática como funciona o mercado de trabalho do agronegócio.

Perfil profissional do agrônomo

O agrônomo é o profissional que deve gostar do campo, pois terá contato com animais e plantações. Além disso, precisa lidar com cálculos, estatísticas, dados e tecnologias para melhorar o desempenho de produção. As matérias básicas mais utilizadas pelo agrônomo são: biologia, química, botânica e zoologia.

Ao final da faculdade de Agronomia do Integrado, você terá desenvolvido habilidades técnicas agronômicas, comportamentais, comerciais, empreendedoras, inovação e negócios.

Mercado de trabalho

O agronegócio é um dos setores que mais cresce no Brasil e se mantêm estável mesmo em épocas de crise. Parte desse sucesso se deve aos profissionais da Agronomia que trabalham ativamente, desde o preparo do solo, colheita, pesquisa e ensino. Já se imaginou fazendo parte da alimentação de milhares de brasileiros?

Áreas de atuação do curso de Agronomia

- Agronegócio;

- Agricultura familiar;

- Agroecologia;

- Cooperativas agrícolas e outras formas de associação;

- Empresas de produção de insumos e equipamentos agrícolas;

- Serviço público de extensão rural, reforma agrária e meio ambiente;

- Serviço de difusão tecnológica em empresas privadas;

- Docência;

- Instituições de pesquisa pública e privada;

- Assessoria técnica, organizativa e política no que se refere à agricultura;

- Planejamento em empresas privadas, instituições estatais e ONGs;

- Atuação profissional autônoma;

- Gestão da propriedade rural;

- Produção agroindustrial.

O que é Agronomia?

A Agronomia é a ciência que estuda a produção de alimentos de modo que aumente a produtividade e eficiência, preservando o meio ambiente. Ou seja, é a forma de se relacionar com o alimento, de modo que chegue a mesa das pessoas com qualidade e ótimas condições de ser consumido. Que tal, fazer parte disso?

O que faz um agrônomo?

O agrônomo é o profissional que possui um papel essencial na alimentação das pessoas. Responsável por aumentar a produtividade agropecuária preservando o meio ambiente.

Qual a diferença entre um agrônomo e um técnico em Agronomia?

O técnico em Agronomia é o profissional responsável por auxiliar a produção agropecuária. Ele pode atuar em pesquisa de mercado, levantamento de dados, escolha de máquinas agrícolas e mais. O Agrônomo é responsável pelas etapas de produtividade da agropecuária.

Agronomia: salário

No país, o salário de um agrônomo pode ultrapassar 5 salários mínimos.

Agronomia: quantos anos?

O curso de Agronomia do Integrado tem a duração de 5 anos, em 10 semestres.

Faculdade de Agronomia: qual o valor?

Preencha o formulário e saiba o valor do curso de Agronomia do Integrado.

Você pode ingressar no Integrado através do nosso Vestibular online, concurso de bolsas, transferência externa e segunda graduação. Além disso, se você fez o ENEM, pode utilizar a sua nota para ingressar, ou ainda participar do Fies, ou Prouni.

Conheça outros cursos do Integrado

O Integrado possui cursos de graduação em diversas áreas, se você gosta de Agronomia, também pode se interessar pelos cursos abaixo:

Faculdade de Agronomia semipresencial;

Compartilhe