- 28 de agosto de 2025
Colégio Integrado conquista terceiro lugar no Prêmio Excelência Poliedro
Além da premiação, a Instituição recebeu a certificação de Escola Olímpica, por projetos educacionais inovadores
O Colégio Integrado de Campo Mourão alcança dois marcos na educação, conquistou o terceiro lugar no Prêmio Excelência Poliedro 2025, cerimônia realizada entre 25 e 26 de agosto, com o projeto “Nutrition in Action: Transformando Paladares” e obteve a certificação Escola Olímpica Poliedro. As conquistas foram possíveis através do trabalho que uniu aprendizado bilíngue, hábitos alimentares saudáveis e protagonismo infantil, além da dedicação da professora de língua portuguesa, Yohana Cristina Straub Lopes, que concluiu o Programa de Certificação Escola Olímpica Poliedro.
“Essas duas conquistas representam o resultado de um trabalho coletivo dedicado e do compromisso de nossa equipe pedagógica com a excelência educacional”, destaca a diretora do Colégio Integrado, Ana Previate.
“O terceiro lugar nacional no Prêmio Excelência Poliedro demonstra que estamos no caminho certo ao investir em metodologias inovadoras que colocam o aluno como protagonista do seu aprendizado. Enquanto, o trabalho da nossa professora Yohana reflete nosso compromisso com a educação e com valores que vão além da sala de aula”.
Para a diretora, as conquistas posicionam o Colégio Integrado entre as instituições de ensino que adotam práticas reconhecidas nacionalmente na formação integral dos estudantes. “Essa certificação destaca a importância deste incentivo que o colégio dá aos alunos para participar de olimpíadas científicas de inglês, matemática, português, entre outras”, conclui Ana Previate.
Prêmio Excelência Poliedro
O Prêmio Excelência Poliedro é uma iniciativa do Sistema de Ensino Poliedro que reconhece e valoriza projetos pedagógicos inovadores, desenvolvidos por escolas parceiras de todo o Brasil. A premiação busca destacar ações que contribuam significativamente para a formação integral dos estudantes, promovendo soluções criativas, reflexivas e alinhadas às competências da educação contemporânea.
O projeto “Nutrition in Action: Transformando Paladares”, desenvolvido pelas professoras Ariadne Maria Pereira e Dayse Svolinski com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, gerou atividades práticas e lúdicas que envolveram os alunos e suas famílias no aprendizado sobre alimentação saudável. Entre as ações realizadas, destaca-se a vivência no Eco Campus do Centro Universitário Integrado, onde os estudantes participaram de dinâmicas com os cinco sentidos, classificaram alimentos na pirâmide alimentar, observaram a quantidade de açúcar em produtos industrializados e prepararam uma salada de frutas.
A iniciativa promoveu o “sorteio das cores”, dinâmica em que semanalmente uma cor era sorteada e os alunos deveriam trazer lanches saudáveis relacionados à cor escolhida. A atividade envolveu também as famílias, que prepararam receitas criativas com frutas, legumes e vegetais, como bolinhos de brócolis, panquecas de couve, sucos coloridos e chips de arroz.
No componente bilíngue, o projeto integrou o vocabulário de frutas e alimentos em inglês, com apoio dos materiais do sistema Poliedro. As crianças participaram de canções, jogos e atividades de associação, ampliando o repertório linguístico e estabelecendo conexões entre saúde, alimentação e língua estrangeira.
As disciplinas de matemática e ciências também estiveram presentes, com foco em quantidades, medidas e saúde corporal. Com atividades abordaram temas como a importância da hidratação, a prática de exercícios físicos, a diferença entre alimentos saudáveis e não saudáveis e a conscientização sobre escolhas alimentares no dia a dia.
Segundo a professora responsável pelo projeto, Ariadne Maria Pereira, o projeto obteve resultados significativos, como o aumento da aceitação alimentar por parte dos alunos, o fortalecimento do vínculo com as famílias e o desenvolvimento social e emocional das crianças. Muitos estudantes passaram a experimentar novos alimentos e reproduzir receitas em casa, despertando curiosidade e autonomia. “Ver as crianças envolvidas no processo foi extremamente gratificante, as crianças participaram ativamente, experimentaram novos sabores e desenvolveram maior consciência sobre suas escolhas alimentares”, destaca Ariadne Maria Pereira.
Escola Olímpica Poliedro
O Programa de Certificação de Escolas Olímpicas é uma iniciativa desenvolvida para capacitar educadores na criação, no fortalecimento e na expansão de programas olímpicos educacionais.
A formação, com duração de quatro meses, é realizada pela plataforma do Poliedro e oferece módulos específicos voltados para assuntos importantes, pensados para propiciar preparações e aplicações das olimpíadas escolares.
A certificação representa um reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido na área educacional da instituição. O programa oferece ferramentas e conhecimentos específicos para que coordenadores e professores possam criar projetos que vão além das aulas aplicadas diariamente, utilizando as olimpíadas, como meio de formação de caráter e cidadania.
Sobre o impacto da certificação nas olimpíadas da escola, a professora de Língua Portuguesa do Colégio Integrado, relata que: “As olimpíadas escolares contribuem significativamente para a formação integral dos estudantes. Os alunos aprendem a lidar com vitórias e derrotas, a respeitar regras e a reconhecer o valor do esforço coletivo. Isso contribui diretamente para a formação integral, por desenvolver aspectos cognitivos, sociais e emocionais”, declara a professora.
As escolas certificadas passam a integrar uma rede de instituições comprometidas com a educação olímpica, tendo acesso a materiais didáticos especializados, metodologias comprovadas e acompanhamento técnico para desenvolvimento de projetos esportivos educacionais.