•  | Central de Vendas:
  • 1 de dezembro de 2025

AgroDect é vencedor da 4ª edição do Concurso Inova do Centro Universitário Integrado

Mais de 121 projetos de inovação para soluções reais do mercado de diversos cursos foram avaliados

O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, realizou na noite de segunda-feira (25/11) a final da 4ª edição do Concurso Inova. O evento, iniciou às 19h30 no Instituto de Pesquisa e Planejamento de Campo Mourão (IPPLAN-CM), reunindo cerca de 60 pessoas entre estudantes, professores e representantes do ecossistema regional de inovação para prestigiar a apresentação dos 11 projetos finalistas e a premiação dos vencedores.

Projetos vencedores

_DSF9598 (1).jpg

O projeto AgroDetect, criado por estudantes de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, garantiu o primeiro lugar ao apresentar uma solução baseada em inteligência artificial para acelerar a análise de nematóides no solo. O sistema automatiza um processo atualmente manual e lento, reduz riscos de erro e aumenta a eficiência dos laboratórios, oferecendo resultados mais rápidos e precisos.

Para Alana Kovalski de Angeli, uma das estudantes da equipe vencedora do AgroDetect, a participação no concurso representa mais do que uma competição. “O Concurso Inova oferece um espaço para transformar ideias em soluções reais e aplicar, na prática, o que aprendemos em sala. Desenvolver o projeto com minhas colegas foi uma experiência marcante, que nos permitiu aprender juntas e entender como a inovação pode gerar impacto positivo. Foi um processo importante para nossa formação acadêmica e profissional”, destaca a estudante.

A equipe de Fisioterapia conquistou a segunda colocação com o Vizinho Digital, plataforma criada para solucionar dificuldades comuns no recebimento de encomendas em grandes cidades. O aplicativo permite que moradores recebam entregas uns para os outros e acumulem pontos trocáveis por benefícios, ampliando a segurança e reduzindo perdas ou danos de produtos.

O terceiro lugar ficou com o Orthorelax, desenvolvido por alunos de Odontologia. O dispositivo oferece suporte terapêutico para dores musculares mastigatórias e disfunções miofasciais, utilizando princípios da eletromiografia. Mais confortável que placas convencionais, ajuda a reduzir a tensão mandibular progressivamente e proporciona melhora contínua mesmo após o término do uso.

_DSF9325 (1).jpg

A final foi marcada pela diversidade de áreas do conhecimento representadas e pelo aumento significativo na qualidade técnica das propostas apresentadas. Além dos três vencedores, também disputaram a premiação os projetos Aurea, AVITRACK, Sprint, FarmaSync (Farmácia), MicroYbyrá, Vitaliza Empresas, FarmaSync (Direito) e Ecofridge.

Jornada desde a seletiva

O processo iniciou no dia 4 de novembro com a Jornada Empreendedora, etapa seletiva que reuniu mais de 400 estudantes de 15 cursos diferentes, incluindo Arquitetura, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e TADS. Ao todo, 121 projetos foram avaliados por uma banca composta por 32 avaliadores e 14 professores.

A edição também contou com o apoio do Sebrae, que disponibilizou palestrantes e especialistas para fortalecer o aprendizado dos participantes, e com a apresentação de cases de empresas que já passaram pelo portfólio do Integrado, como o Integrado Genética (INT).

_DSF1525 (1).jpg

Cultura de inovação

O Concurso Inova pretende estimular a inovação no ambiente acadêmico e incentivar estudantes a desenvolver soluções reais para desafios contemporâneos. “A intenção é conectar educação, criatividade e impacto social, fortalecendo competências empreendedoras e aproximando teoria e prática”, explica Alan Salles da Fonseca, CFO do Grupo Integrado e do Comitê de Investimentos do Corporate Venture Capital (CVC) que fazia parte da banca avaliativa.

Embora o seja atualmente uma disciplina institucional, a adesão ultrapassou a obrigatoriedade acadêmica. Projetos inscritos por estudantes que não cursam a disciplina, demonstraram o fortalecimento da cultura de inovação na instituição e o interesse genuíno dos alunos em aproveitar as oportunidades, contou Fabrício Pelloso Piurcosky, Head de Inovação do Grupo Integrado. “É um indicador claro do tipo de talento que estamos cultivando, profissionais completos, preparados para inovar e se destacar no mercado”, destacou Piurcosky.

_DSF9630 (1).jpg

Compartilhe