•  | Central de Vendas:
  • 15 de dezembro de 2025

Centro Universitário Integrado inicia segundo projeto financiado pela União Europeia

Módulo Jean Monnet DEFEND investiga radicalização política na Europa e América Latina com duração de três anos e 345 horas acadêmicas

O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, anuncia o início do Módulo Jean Monnet "Democracy, Europe, Far-right Extremism, Neutralizing Dangers" (DEFEND), iniciativa financiada pela União Europeia (UE) dedicada ao estudo comparativo do extremismo de direita na Europa e na América Latina.

Coordenado por Fabricio Pelloso Piurcosky, Head de Inovação do Grupo Integrado, o módulo integra o programa Erasmus+, da União Europeia. O docente também coordena o primeiro Módulo Jean Monnet da instituição, "Gig Economy in the European Union: Legal, Economic, Sociocultural and Political Implications", tornando o Centro Universitário Integrado uma das instituições brasileiras com dois projetos Jean Monnet ativos simultaneamente.

Com duração de três anos, o DEFEND oferecerá 345 horas acadêmicas estruturadas em três eixos: dinâmica ideológica do populismo de extrema direita; respostas institucionais e da sociedade civil; e dimensões culturais e midiáticas relacionadas à desinformação e aos discursos de ódio.

O projeto inclui atividades de ensino, pesquisa e extensão, produção de monografia e realização anual de eventos relacionados ao Dia da Europa, celebrado em 9 de maio. As ações buscam aproximar estudantes, pesquisadores e comunidade de debates internacionais sobre democracia e segurança institucional, conectando perspectivas europeias e latino-americanas.

“Com dois módulos Jean Monnet ativos, o Integrado fortalece sua participação em redes acadêmicas internacionais e amplia oportunidades de formação global para seus estudantes”, afirma Fabricio Pelloso Piurcosky.

O Head ainda acrescenta que o corpo docente é composto por pesquisadores do Brasil, Europa, África do Sul e outras regiões, com especialização em áreas como relações internacionais, ciências políticas, desenvolvimento econômico e gestão de projetos europeus.

“A constituição desta equipe reflete o compromisso do Integrado em oferecer um programa com padrão internacional. Cada professor contribui com expertise específica, desde a gestão de projetos europeus até a análise dos aspectos culturais e econômicos do populismo”, conclui Piurcosky.

Sobre os Módulos Jean Monnet

Os Módulos Jean Monnet são iniciativas do programa Erasmus+ da União Europeia voltadas ao ensino e pesquisa sobre temas relacionados à integração europeia. Os projetos têm duração de três anos e financiam atividades acadêmicas em instituições de ensino superior em todo o mundo.

Compartilhe