- 7 de outubro de 2025
Centro Universitário Integrado castra 20 animais em campanha internacional de bem-estar animal
Ação mobiliza quase 20 países para controle populacional de animais e promoção da saúde única
O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, participou da IV Jornada Latino-Americana de Castração Massiva (CASTRALAT 2025), promovida simultaneamente em quase 20 países da América Latina no dia 4 de outubro de 2025. A ação local foi realizada na Clínica Veterinária do Eco Campus da instituição e resultou na castração de 20 animais, entre machos e fêmeas, cães e gatos.
A atividade contou com a participação de professores, estudantes e residentes do curso de Medicina Veterinária. A iniciativa reúne instituições de ensino, órgãos públicos e organizações civis em uma ação conjunta voltada ao controle populacional de cães e gatos e à promoção do bem-estar animal.
Para a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Bruna Mignoso, a participação do Integrado no evento reforça o compromisso da instituição com a responsabilidade social e com a formação de profissionais sensíveis às demandas da comunidade.
“É uma oportunidade para os estudantes vivenciarem na prática a Medicina Veterinária como instrumento de transformação social. Além de aplicarem seus conhecimentos técnicos, eles desenvolvem empatia, responsabilidade e consciência sobre o papel do médico veterinário na promoção da saúde coletiva”, afirma a coordenadora.
O CASTRALAT, sigla para jornada latino-americana de Castración Masiva (termo em espanhol para Castração Massiva), tem como principal objetivo visibilizar e enfrentar o problema da superpopulação de cães e gatos em ambientes urbanos. Além disso, busca prevenir o abandono e os maus-tratos, promovendo o conceito de “Uma Saúde” (tradução de One Health), que reconhece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental.