- 22 de agosto de 2025
Campo Mourão sediará etapa única paranaense da Maratona SBC de Programação 2025
Centro Universitário Integrado receberá 35 equipes de universidades de todo o estado no dia 13 de setembro
Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, se prepara para receber estudantes de todo Paraná, sendo a única sede paranaense da Maratona SBC de Programação 2025 do estado, no dia 13 de setembro, das 8h às 18h30, no anfiteatro do Eco Campus do Integrado. O evento, que já tem 35 equipes cadastradas, sendo que cada equipe possui de 3 a 4 integrantes, reunirá estudantes de diferentes instituições de ensino do estado em uma das mais tradicionais competições de programação do país.
Com 25 anos de história, a Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) existe desde 1996 e representa uma das etapas classificatórias para o International Collegiate Programming Contest (ICPC), considerado o mundial da programação. O evento integra a super-regional latino-americana da competição, que possui uma rede global com mais de 400 mil ex-participantes e atualmente reúne competidores de mais de 100 países, envolvendo 3.500 universidades e cerca de 75 mil participantes entre estudantes, treinadores e voluntários.
Entre as 35 equipes confirmadas estão estudantes do Centro Universitário Integrado, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), além de outras instituições de ensino superior.
A competição é destinada a estudantes de graduação e início de pós-graduação nas áreas de Computação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática e cursos afins. Cada equipe é composta por três estudantes que terão cinco horas para resolver o maior número possível de problemas de programação.
Formato desafiador
Durante a competição, as equipes terão acesso a somente um computador e material impresso para resolver dez ou mais problemas propostos. Vence a equipe que conseguir resolver o maior número de problemas no menor tempo acumulado, considerando as penalidades aplicadas.
O desafio vai além do conhecimento técnico, exigindo criatividade, capacidade de trabalho em equipe e habilidade para resolver problemas sob pressão. Para o coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Integrado, professor Anderson Mine Fernandes, essas características são cada vez mais valorizadas por instituições de ensino e grandes empresas do setor. “A cada ano, observa-se que as instituições de ensino e, principalmente, as grandes empresas da área valorizam os alunos que participam do evento”, destaca o coordenador.
A Maratona SBC de Programação representa uma importante oportunidade para os estudantes demonstrarem suas habilidades e competirem por uma vaga nas etapas nacionais e internacionais da competição. Os mais bem colocados na Final Nacional podem ser selecionados para as Finais Latino-Americanas, onde são escolhidos os representantes da América Latina no mundial do ICPC.
Na América Latina, a competição já registrou mais de 100 mil participações estudantis, sendo aproximadamente um terço de brasileiros, demonstrando a relevância do evento no cenário educacional e tecnológico da região.
“O evento reúne talentos de diferentes universidades, promove a troca de experiências entre estudantes e conecta Campo Mourão ao cenário internacional da Computação. Mais do que uma competição, a Maratona é um espaço de aprendizado, integração e descobertas, que abre portas para os jovens e amplia suas oportunidades acadêmicas e profissionais”, conclui o coordenador Anderson Mine Fernandes.
Programação completa do evento
8h — - Recebimento dos participantes
9h — - Início do Warmup (aquecimento)
11h — - Fim do Warmup e intervalo para almoço
13h — - Início oficial da maratona
18h — - Término da maratona