Logo Centro Universitário Integrado
  • 2 de maio de 2024

A importância do Linkedin para alavancar a sua carreira profissional

O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo. Confira algumas dicas para usá-la a favor da sua carreira.

Com a chegada da era digital, não nos faltam redes sociais, não é mesmo? Instagram, Facebook, Tiktok e Twitter são alguns dos mais usados hoje em dia. Junto a esses aplicativos, outro que vem ganhando muita força nos últimos anos é o Linkedin, que, hoje, já é considerado a maior rede social profissional e de negócios do mundo. Somente no Brasil, o Linkedin já conta com mais de 43 milhões de usuários, ficando atrás somente dos Estados Unidos, China e Índia, sendo que os dois últimos contam com uma superpopulação. Os dados divulgados pela própria empresa ainda mostram que a média semanal de criação de novos perfis brasileiros é de 100 mil.

Também é importante lembrar que a explosão desta rede social foi muito motivada pela pandemia, que assola o Brasil há mais de um ano e que, desde então, tem transformado os processos de recrutamento e seleção das empresas bem como a procura por vagas de emprego. Com a chegada da pandemia ao país nos primeiros meses de 2020, empresas e candidatos se viram forçados a utilizar os meios digitais para contratar e o que já era importante se tornou mais ainda: utilizar o currículo como uma verdadeira ação de marketing na hora de buscar um emprego.

O Linkedin, que já era uma ferramenta profissional muito importante, passou a ser uma ótima maneira de focar no planejamento de carreira tanto para quem já está inserido no mercado de trabalho quanto para os recém-formados que estão em busca do primeiro emprego ou até mesmo para os acadêmicos que procuram uma possibilidade de estágio. A rede social permite publicações em fotos, vídeos, documentos, artigos, além de trocas de mensagens, interações com comentários, curtidas e conexão com outros profissionais. Abaixo, listamos algumas das inúmeras vantagens que o Linkedin pode proporcionar a você. Confira:

  1. Aumentar a visibilidade do seu currículo

Ter uma conta no Linkedin significa expor as suas qualificações, conhecimentos e experiências profissionais a mais pessoas. Então, por que não se aproveitar disso? Se antigamente, era necessário imprimir o currículo e entregar em mãos para as empresas te conhecerem, hoje, a maior rede social de negócios facilitou muito a vida dos candidatos.

  • Acompanhar as vagas de emprego

Assim como existem milhares de brasileiros em busca de um emprego no Linkedin, também existem milhares de empresas ofertando vagas. Tanto que existe um espaço dentro da rede voltado somente para quem deseja se candidatar. No menu “Vagas”, você consegue procurar por um novo emprego preenchendo o cargo, competência ou a empresa e depois, a cidade ou estado desejado. Além disso, o próprio Linkedin sempre faz recomendações para você com base no seu currículo e no seu histórico de pesquisas e interações. Oportunidades não faltam!

  • Criar e fomentar o famoso “networking”

Enviar e aceitar convites de amizades de outros profissionais ou estudantes da sua área de atuação permite que você crie relações e se aproxime destas pessoas. Assim como em qualquer outra rede social, o Linkedin também é sobre relacionamento! Portanto, interagir com a sua rede de conexões é fundamental para se fazer sempre presente e conhecer novas pessoas.

  • Ficar por dentro das novidades do seu mercado de trabalho

Acompanhar as publicações de outros profissionais e, principalmente, de páginas de empresas é sempre muito importante para se manter atualizado das movimentações e mudanças do mercado. Saber de novos projetos, ações, campanhas que estão rolando no seu nicho te ajuda a ter insights e criar as estratégias profissionais.

Aliás, falando sobre estratégias… Você sabia que utilizá-las corretamente é essencial para alavancar o seu perfil e garantir uma maior possibilidade de conseguir um emprego? Para te ajudar nessa tarefa, reunimos mais algumas dicas para você deixar o seu perfil mais atrativo para novas oportunidades:

Manter o seu currículo sempre atualizado

Não basta apenas criar uma conta no Linkedin e deixá-la desatualizada e sem informações, porque, assim, dificilmente o seu perfil será mostrado com relevância a outras pessoas. Por isso, mantenha sempre as suas experiências atualizadas assim como as suas especializações, portfólio e, principalmente, crie um bom texto de resumo sobre você.

E se possível, peça ainda para que colegas, amigos ou até mesmo chefes façam recomendações no seu perfil, pois isso trará mais credibilidade e confiança no seu trabalho.

Lembre-se: o seu perfil no Linkedin é a sua vitrine profissional!

Escolha uma boa foto de perfil

A sua foto de perfil pode ser crucial! Nada de fotos com óculos escuro, boné ou em momentos mais informais, como viagens ou passeios. No Linkedin, a sua foto de perfil deve, preferencialmente, transmitir mais profissionalismo e, por isso, é muito importante que seja uma foto com uma boa resolução e que mostre bem o seu rosto.

Use a rede social com frequência e fortaleça a sua rede de networking

Se você tiver o interesse e a disposição para criar um planejamento de conteúdo para a sua conta no Linkedin, faça sem protelar! Organize-se para, frequentemente, publicar posts ou escrever artigos sobre a sua área de atuação. Expor o seu know-how faz toda a diferença, pois demonstra domínio de conhecimento e habilidades profissionais.

Caso você não tenha essa disponibilidade, se preocupe em, pelo menos, estar sempre presente no Linkedin: compartilhe postagens, reaja e comente nas publicações dos seus amigos, responda as mensagens privadas, crie novas conexões e conheça novas pessoas!

A clássica frase “Quem não é visto não é lembrado” se aplica muito bem aqui. Portanto, para ser lembrado, você precisa interagir e se relacionar!

Depois de todas essas dicas, é hora de colocá-las em prática! Se você realmente tem interesse em focar no seu planejamento de carreira, não fique de fora do Linkedin. Use a rede social a seu favor e aproveite as vantagens que ela pode proporcionar para o seu futuro profissional!

Compartilhe