CIBIO
A Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) do Centro Universitário Integrado é responsável por controlar toda e qualquer atividade envolvendo Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e atuar na preenção de acidentes por riscos quimicos e biológicos nos ambientes laboratoriais.
A CIBio foi constituída em 26/10/2004 e regulamentada por meio da Resolução nº 004/2005-CONSEPE. Tendo Recebido da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, em 27/10/2006, o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) no 231/06. Desta maneira, a CIBio da Instituição é autorizada a realizar atividades de transporte, detecção e identificação de OGMs, bem como atividades de ensino, armazenamento e descarte de plantas geneticamente modificadas e seus derivados. A obtenção do CQB demonstra o comprometimento do Centro Universitário Integrado com um alto padrão de qualidade no desenvolvimento de suas atividades.
A Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) do Centro Universitário Integrado tem como missão atuar na prevenção e na minimização dos riscos químicos e biológicos, especialmente no que se refere a Organismos Geneticamente Modificados, inerentes às atividades de pesquisa, ensino e serviço, as quais possam vir a comprometer o meio ambiente, a saúde do homem e dos animais ou a qualidade dos trabalhos laboratoriais desenvolvidos no Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão.
Profª. Dra. Francielle Baptista (Presidente) — Centro Universitário Integrado
Profº. Dr. Marcelo Henrique Savoldi Picoli — Centro Universitário Integrado / Curso de Agronomia
Profª. Esp. Bruna Mignoso Takada — Centro Universitário Integrado / Curso de Medicina Veterinária
Bióloga Esp. Lizandra Sambati — Centro Universitário Integrado / Responsável Técnico pelos Laboratórios
Profº. Dr. Luciano Aparecido Panágio — Docente da Universidade Estadual de Londrina / Membro da Comunidade Externa
Cirurgião Dentista Me. Saulo, A. Souza Júnior — Membro da Comunidade Externa
Todos os projetos de pesquisa, ensino ou extensão em que houver utilização de OGMs só podem ser executados mediante aprovação prévia da CIBio. O responsável pelo projeto de pesquisa, ensino ou extensão, deverá preencher e anexar o formulário de Avaliação de atividades que envolvem OGM e ou AnGM no âmbito do Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, juntamente com o projeto de Pesquisa. Os projetos serão encaminhados a um relator, que elaborará um parecer quanto à adequação aos princípios éticos e diretrizes legais para a aplicação do projeto. Este parecer será apreciado e discutido em reunião da CIBio, que emitirá o parecer final.
E-mail: pesquisa@grupointegrado.br
Endereço: Centro Universitário Integrado – Unidade Centro.
Av. Irmãos Pereira – 670 – CEP: 87301-010, Campo Mourão – PR.