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  • 2 de outubro de 2025

Professores e diretores recebem treinamento sobre manejo de diabetes em escolas de Campo Mourão

Iniciativa do Centro Universitário Integrado oferece cartilha e protocolo de atendimento para rede municipal

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O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, realizou no dia 26 de setembro de 2025, no Instituto Municipal de Administração Pública e Educação (IMAPE), a primeira etapa do projeto "Diabetes na Escola: educação, informação e cuidado", voltado para a formação de diretores, pedagogos, professores e servidores da rede municipal e estadual. A iniciativa é desenvolvida por acadêmicos do curso de Medicina, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, sob coordenação das professoras Raquel Lima De Brida e Cácia Cristina de Lima.

O projeto, iniciou em agosto de 2024 com duração prevista de um ano, capacitará 80 profissionais para identificar, acompanhar e apoiar estudantes com diabetes, especialmente o tipo 1, com foco em situações de urgência. Os participantes terão acesso a conteúdos práticos e teóricos sobre monitoramento da glicemia, alimentação adequada, uso de insulina e protocolos de atendimento em casos de hipoglicemia ou hiperglicemia.

"O diabetes mellitus é uma das doenças crônicas mais prevalentes no mundo, com crescente impacto na infância e adolescência. No ambiente escolar, a presença de alunos com diabetes demanda atenção especial, tanto para o manejo adequado da doença quanto para a promoção de hábitos saudáveis", afirma Raquel Lima De Brida, coordenadora do projeto.

Segundo ela, a escola exerce papel relevante na conscientização, identificação precoce de sinais de alerta e no acolhimento de estudantes com essa condição. "O projeto busca integrar ações educativas, preventivas e assistenciais, capacitando a comunidade escolar para lidar de forma responsável e segura com situações relacionadas à doença, além de estimular práticas que favoreçam a saúde e a qualidade de vida", completa Raquel Lima De Brida.

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Cartilha e protocolo de atendimento

A ação inclui a elaboração de uma cartilha com orientações práticas sobre o que é o diabetes, como monitorar a glicemia, cuidados com alimentação e uso de insulina. O material foi elaborado pelos acadêmicos sob orientação das professoras coordenadoras e traz estratégias para lidar com episódios de hipoglicemia e hiperglicemia.

Além da cartilha, foi desenvolvido um protocolo com fluxograma de atendimento e um formulário individual de anamnese chamado Plano de Manejo do Diabetes na Escola (PMDE), destinado à identificação de alunos diabéticos e registro de cuidados específicos. Os instrumentos servirão de referência para toda a rede de ensino.

Treinamento teórico e prático

A capacitação será dividida em módulos teóricos e práticos. Na parte teórica, serão apresentados conceitos sobre diabetes tipo 1 e tipo 2, fatores de risco, prevenção e sinais de alerta. Também haverá discussão de casos simulados baseados em situações reais do cotidiano escolar para favorecer a aplicação prática do conhecimento.

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A parte prática incluirá demonstração de teste de glicemia capilar, administração de insulina em situações simuladas e conduta em casos de hiper e hipoglicemia, com e sem perda de consciência.

Os participantes responderão a questionários antes e depois da capacitação para avaliar a evolução do aprendizado. O projeto prevê ainda a produção de dois artigos científicos sobre a experiência.

Em março e abril de 2026, está programada uma atualização do treinamento, reforçando os conteúdos e avaliada a aplicabilidade das práticas no ambiente escolar. A etapa permitirá identificar avanços, dificuldades e necessidades de ajustes nos protocolos. Além disso, a participação na capacitação será por convocação da Secretaria de Educação municipal.

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