- 4 de dezembro de 2025
IV SIMPAR 2025 registra crescimento de 226,7% em inscrições e reúne pesquisadores de quatro países
Quarta edição do simpósio realizada em Campo Mourão teve 564 submissões científicas de sete estados brasileiros

O Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2) e o Centro Universitário Integrado realizaram, de 24 a 26 de novembro, em Campo Mourão, a quarta edição do Simpósio de Pesquisa, Extensão e Inovação do Paraná (SIMPAR). O evento, realizado em formato híbrido, registrou 1.948 inscrições de 65 instituições distribuídas por 23 estados brasileiros e quatro países (Brasil, Alemanha, Angola, Romênia e Itália), com apoio da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná.
Ao todo, foram 564 trabalhos científicos submetidos por pesquisadores de sete estados, o aumento acumulado chega a +226,7% em inscrições e +148,5% em submissões em relação aos anos anteriores.
O evento contou com a participação de parceiros internacionais, como o Instituto Politécnico de Portalegre e o Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), a University of Johannesburg (África do Sul), a Universidad Autónoma de Baja California (México) e a IFMSA Brazil Local Committee.
Entre os destaques da programação estiveram a palestra oficial de abertura, ministrada por Ana Carolina Formiga Arêas, abordando a “Lei do Bem” e os caminhos para ampliar inovação tecnológica em empresas e startups; as sessões satélite do II Congresso Euro-Americano de Gig Economy, com participação da pesquisadora mexicana Reyna Virginia Barragan Quintero e o lançamento do livro Regulating the Gig Economy in the European Union; e a palestra “IA Aplicada ao Agronegócio”, com Taiuska Villa de Lima, fundadora da Azagros.
O SIMPAR também sediou a Sessão de Pitches do Projeto Santa Ideia, iniciativa do Integrow que conecta inovação e saúde ao desafiar acadêmicos de Medicina a desenvolverem soluções por meio de Design Thinking. Além disso, o evento recebeu a etapa final do Desafio INOVA 2025, em parceria com a Fundação Wadhwani.
A programação internacional incluiu ainda a palestra “Internationalization of Medical Education: RUDN University Experience”, com a professora Yulia Gushchina, da RUDN University (Rússia). O encerramento apresentou a iniciativa IA First, programa institucional que integra Inteligência Artificial ao ensino, avaliação e prática profissional no Centro Universitário Integrado.

Para Fabrício Pelloso Piurcosky, Head de Inovação do Grupo Integrado, o crescimento do simpósio reflete a maturidade da proposta. "Esse aumento demonstra a força da nossa comunidade acadêmica e evidencia o quanto a inovação vem ganhando protagonismo no Integrado. Reunir pesquisadores de diversos estados e países reforça que estamos no caminho correto ao fomentar ideias que geram impacto concreto e ampliam o alcance das nossas pesquisas", afirma Piurcosky.
Francielle Baptista, supervisora de pesquisa e coordenadora do Núcleo de Internacionalização, destaca a integração entre as dimensões do evento. “A diversidade da programação e a qualidade dos trabalhos apresentados proporcionaram uma experiência enriquecedora para toda a comunidade acadêmica, fortalecendo trocas de conhecimento, ampliando conexões e estimulando reflexões fundamentais sobre o papel da ciência em um mundo em constante transformação", avalia a coordenadora.




