- 4 de julho de 2025
Integrado implanta modelo Eco Campus com foco em sustentabilidade e educação ambiental
Mudança reforça compromisso institucional com a sustentabilidade e impacta diretamente a formação dos alunos
O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, adota o perfil de Eco Campus, consolidando uma nova etapa em sua trajetória acadêmica e institucional. A mudança representa uma nova postura organizacional, voltada à adoção de práticas sustentáveis, à preservação do meio ambiente e à formação de uma cultura de responsabilidade ecológica.
A iniciativa inclui uma série de ações práticas que já fazem parte da rotina de, aproximadamente, 8 mil estudantes e 700 colaboradores. Entre elas, destacam-se na gestão de resíduos, com a instalação de ecopontos, que hoje recolhem cerca de 5 toneladas de recicláveis por mês, representando um aumento de 40% na adesão à coleta seletiva. Também estão em andamento campanhas educativas permanentes e ações de compostagem de resíduos orgânicos, que resultaram na redução de 50% do volume de resíduos orgânicos descartados.
No campo da eficiência energética, o Eco Campus passou a gerar 400 MWh/ano em energia limpa, graças à instalação de usinas solares fotovoltaicas, o que já representa uma redução de 18% no consumo energético institucional. A substituição completa da iluminação por lâmpadas LED e a instalação de sensores de presença também reforçam a economia.
Outro destaque do projeto é a horta social e comunitária, que produz aproximadamente 200 kg de alimentos mensais. Já foram realizadas 1.500 entregas a 100 colaboradores, promovendo bem-estar, educação alimentar e integração da comunidade acadêmica à lógica da economia circular.
A valorização dos espaços verdes inclui o plantio de 80 árvores, que contribuem para a neutralização de 12 toneladas de CO 2. Além de sua função ambiental, os ambientes naturais do campus são utilizados como espaços de convivência, práticas educativas e extensão universitária.
Consequentemente, essas iniciativas não somente reduzem o impacto ambiental da instituição, mas também envolvem toda a comunidade acadêmica ativamente. Alunos e professores participam de oficinas, campanhas e atividades práticas que integram os princípios ESG (ambiental, social e governança) aos conteúdos curriculares dos cursos, como destaca o Head de Inovação, Fabrício Pelloso. “Ao tornar-se um Eco Campus, o Centro Universitário Integrado reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos e profissionais mais conscientes. É uma mudança que une infraestrutura sustentável, práticas pedagógicas inovadoras e o envolvimento direto da comunidade acadêmica”, afirma Pelloso.
Segundo estudo publicado na revista científica Sustainability, que analisou organizações com melhores práticas ESG apresentam maior valorização no mercado, maior eficiência operacional e menor custo de capital. A dimensão ambiental foi valorizada pelos investidores com 95% de confiança estatística, enquanto a governança apresentou 90%. Nesse mesmo contexto, a conexão entre educação e sustentabilidade está em sintonia com os debates globais que ganham força rumo a COP 30, que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
De acordo com a reportagem da Reuters (2024), a conferência climática das Nações Unidas, sob liderança brasileira, enfatiza a necessidade de uma nova governança ambiental global, com foco na contenção do aquecimento global, no cumprimento da meta de 1,5 °C do Acordo de Paris e na valorização de ativos estratégicos como a Amazônia.
Nesse cenário, instituições educacionais assumem um papel fundamental na formação de uma cultura climática e cidadã, promovendo conhecimento, responsabilidade coletiva e práticas sustentáveis que dialogam diretamente com as diretrizes internacionais.
Com essa visão de futuro, o Vice-reitor e CEO, Jeferson Ferreira, reforça que a sustentabilidade não é somente um valor, mas um pilar institucional. “Estamos construindo um modelo educacional alinhado com as exigências do presente e com um olhar estratégico para o futuro. A sustentabilidade não é apenas um princípio, ela passa a ser parte da nossa prática, da gestão à sala de aula, envolvendo todos os que fazem parte da vida acadêmica”, ressalta o CEO.
Fontes
OLIVEIRA, G. A. P. et al. Desempenho ESG e valorização de mercado: evidências no Brasil. Sustainability (MDPI), 2018. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su10103617
EY. Sustainable Value Study (2025). Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/10/3/574
EXAME. 54% das grandes empresas brasileiras já têm estratégias ESG estruturadas. Exame, fev. 2025.
REUTERS. COP30 em Belém: Brasil quer liderar nova governança ambiental global. Reuters, 2024.