•  | Central de Vendas:
  • 26 de janeiro de 2026

Integrado é a única instituição privada do Paraná com alunos selecionados para pesquisa na França

Acadêmicos de Medicina e Biomedicina integram programa Ganhando o Mundo da Ciência, da Fundação Araucária

O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, é a única instituição de ensino superior privada do estado do Paraná a ter estudantes aprovados no programa Ganhando o Mundo da Ciência, promovido pelo Governo do Paraná em parceria com a Fundação Araucária, que levará universitários para a França em 2026. Os acadêmicos Mauricio Sokolowski, do curso de Biomedicina e Nicole Reis Nascimento, de Medicina, tiveram seus projetos selecionados para intercâmbio na prestigiada Université de Technologie de Compiègne (UTC). Ao todo, 21 pesquisadores de todo o Paraná compõem o grupo que visa fortalecer a cooperação científica internacional.

Para a supervisora de pesquisa e coordenadora do Núcleo de Internacionalização do Centro Universitário Integrado, Francielle Baptista, o resultado é reflexo de um trabalho coletivo e da dedicação institucional à formação de qualidade. “Programas como o Ganhando o Mundo da Ciência, promovidos pelo Governo do Estado do Paraná em parceria com a Fundação Araucária, evidenciam uma política pública consistente de incentivo à internacionalização, à formação de capital humano altamente qualificado e ao fortalecimento da ciência como motor do desenvolvimento regional e global”, destaca a coordenadora.

O Programa Ganhando o Mundo da Ciência IES é inspirado no modelo já existente na rede estadual de ensino e pretende proporcionar vivências acadêmicas internacionais a universitários com trajetória em pesquisa. No caso da parceria com a Université de Technologie de Compiègne, o programa é gerido pela Fundação Araucária, vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com foco no desenvolvimento científico e tecnológico do Paraná. Conforme o ato oficial, o investimento aprovado nesta chamada é cerca de um milhão e meio.

Os projetos aprovados

O acadêmico de Biomedicina, Mauricio Sokolowski, desenvolve o projeto “Study of Arabidopsis thaliana Salicylic Acid-Binding Proteins by a Biochemical and Molecular Dynamics Approach” (Estudo de proteínas de ligação ao ácido salicílico em Arabidopsis thaliana por abordagem bioquímica e de dinâmica molecular). A mobilidade ocorre de fevereiro a dezembro de 2026, incluindo curso de francês, disciplinas acadêmicas e o desenvolvimento da pesquisa em laboratório.

Design sem nome (9) (2).jpg

O acadêmico, destaca o impacto da oportunidade em sua trajetória: “Essa conquista representa a oportunidade de aprender um novo idioma, conhecer outras culturas e desenvolver uma pesquisa científica em um ambiente internacional reforça meu propósito na ciência. Espero que minha trajetória incentive outros estudantes a acreditarem, se dedicarem e buscarem novas oportunidades. Sou muito grato ao apoio do Centro Universitário Integrado, dos professores, da coordenação e de todos que me incentivaram ao longo desse caminho”, conta Maurício Sokolowski.

Já Nicole Reis Nascimento, acadêmica de Medicina, desenvolve o projeto “ADL recognition based on environment sensors using machine learning approaches” (Reconhecimento de atividades de vida diária baseado em sensores ambientais usando abordagens de aprendizado de máquina). A mobilidade acadêmica está prevista para o período entre fevereiro e julho de 2026.

IMG_5821 (1).jpg

Esta é a segunda vez que a estudante do Integrado participa do programa. Entre setembro de 2025 e janeiro de 2026, Nicole, executou o projeto de mobilidade internacional no Laboratório BMBI (Biomecânica e Bioengenharia) da Université de Technologie de Compiègne (UTC), na França. Participando de um estágio de pesquisa na linha C2MUST (Characterization and patient-specific Modelling of the Musculoskeletal and Osteoarticular systems), que combina modelagem computacional e validação experimental em sistemas musculoesqueléticos humanos.

Compartilhe