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  • 23 de setembro de 2025

Estudantes do Integrado realizam vivências práticas em Unidades Básicas de Saúde de Macapá

Atividades aproximam os acadêmicos de Medicina da vivência do SUS, fortalecendo a formação de profissionais comprometidos com a saúde coletiva

A Faculdade Integrado de Macapá, primeira instituição privada do Amapá autorizada pelo MEC a ofertar o curso de Medicina, promoveu no dia 11 de setembro uma experiência prática que envolveu 70 estudantes da primeira turma do curso em visitas técnicas a duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A atividade, vinculada à disciplina Atividades de Extensão em Saúde para a Comunidade, buscou aproximar os futuros médicos da rotina do Sistema Único de Saúde (SUS) e estimular reflexões críticas sobre a atenção primária oferecida à população amapaense.

As visitas ocorreram das 8h às 12h nas UBS Cláudio Leão, localizada na Conjunta da Embrapa e São Pedro, na Rua Jovino Dinoá, 3985. As atividades foram coordenadas pelas professoras, Camila Santa Rosa Nunes e Josiany Ferreira Sousa, dividindo a turma em dois grupos de 34 e 36 estudantes, respectivamente.

UBS São Pedro

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Na UBS São Pedro, a visita foi conduzida pelo diretor Alan Figueiredo, que organizou grupos de 12 alunos por horário a fim de garantir uma experiência mais personalizada. Nesse contexto, os estudantes aplicaram questionários estruturados para investigar o funcionamento, o fluxo de atendimento e os serviços oferecidos à população dos bairros Beirol, Trem e parte do Centro.

Ao longo das atividades, os acadêmicos também realizaram o mapeamento completo da estrutura física das unidades, observando aspectos cruciais como acessibilidade, organização dos consultórios e espaços de atendimento coletivo. Dessa forma, os estudantes puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos discutidos em sala de aula sobre os princípios do SUS, a gestão do sistema e a estrutura das UBS, conforme explica a professora Josiany Ferreira Sousa.

A turma conheceu todos os setores da unidade, incluindo consultórios médicos, sala de vacinação, sala de coleta de PCCU (Papanicolau), farmácia, laboratório, triagem, recepção, SAME (Serviço de Arquivo Médico), salas da Equipe Saúde da Família (ESF), espaços especializados como a sala “Coração Azul”, destinada ao rastreio de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

UBS Cláudio Leão

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Na UBS Cláudio Leão, os acadêmicos realizaram atividades práticas baseadas em observação e análise, mapeando a estrutura física da unidade e avaliando aspectos como acessibilidade, organização dos consultórios e adequação dos espaços de atendimento coletivo. Eles também levantaram os serviços e especialidades disponíveis, como consultas médicas, atendimentos de enfermagem, vacinação e programas específicos de saúde, vivenciando na prática os princípios do SUS.

Além disso, acompanharam todo o fluxo de acolhimento dos usuários, desde a recepção até o encaminhamento para os diferentes setores, analisando os mecanismos de acesso e estratégias de organização da demanda. Segundo a professora Camila Santa Rosa Nunes, o acolhimento atencioso da equipe multiprofissional e a troca de experiências com os profissionais enriqueceram significativamente o aprendizado dos estudantes, reforçando a importância do vínculo comunitário no cuidado em saúde.

Vivência prática

As visitas às UBS proporcionaram aos acadêmicos uma experiência direta com a realidade da Atenção Primária no SUS, permitindo relacionar os conhecimentos teóricos à prática do cuidado em saúde. Para a estudante Maria Clara Araújo, que participou da visita à UBS São Pedro, a vivência transformou sua percepção sobre o sistema. “Essa experiência foi uma mistura de aprendizado e reflexão. Eu já tinha algum conhecimento teórico sobre a atenção primária, mas foi a primeira vez que tive contato tão direto com a estrutura e com os profissionais no ambiente de trabalho. Na prática, percebi como a organização da UBS faz toda a diferença no cuidado com a população”, relatou.

Segundo os professores e gestores envolvidos, essa imersão integra as metodologias ativas da Faculdade Integrado, que estimulam a aprendizagem baseada em problemas e equipes, fortalecendo a relação entre universidade e território. “Nosso compromisso é oferecer uma formação médica humanística, com qualidade acadêmica e integração prática, formando profissionais socialmente comprometidos com a saúde coletiva”, destacou Rafael Zampar, diretor interino da Faculdade Integrado de Macapá.

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