•  | Central de Vendas:
  • 7 de outubro de 2025

Estudantes do Centro Universitário Integrado embarcam para intercâmbios em programa de internacionalização

Alunos vivenciam experiências acadêmicas na Europa com bolsas e programas de mobilidade

O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, enviou cinco estudantes para intercâmbios acadêmicos na Europa, entre agosto e setembro de 2025. A iniciativa é parte do Programa de Internacionalização desenvolvido pelo Integrow, Ecossistema de Inovação Integrado da instituição, que promove cultura de empreendedorismo, pesquisa aplicada e inovação.

Os estudantes contemplados são dos cursos de Medicina, Agronomia e Medicina Veterinária. Nicole Reis Nascimento integra o programa estadual Ganhando o Mundo da Ciência na França; Gustavo Henrique Cucato e Helen Paula Ruzzene participam de dupla titulação no Instituto Politécnico de Santarém; Bruna Scipioni e Beatriz Vieira Bassani realizam mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança.

Programa Ganhando o Mundo da Ciência

Nicole Reis Nascimento, estudante de Medicina e bolsista do Centro Universitário Integrado, foi selecionada em junho de 2025 para o programa estadual Ganhando o Mundo da Ciência, promovido pelo Governo do Paraná em parceria com a Fundação Araucária. Nicole desenvolve atividades de pesquisa na Université de Technologie de Compiègne (UTC), na França, entre setembro de 2025 e janeiro de 2026.

O programa oferece bolsa integral com auxílio-instalação, auxílio-deslocamento e seguro internacional. A estudante integra o Laboratório BMBI (Biomecânica e Bioengenharia), atuando na linha de pesquisa Characterization and patient-specific Modelling of the Musculoskeletal and Osteoarticular systems (C2MUST), que combina modelagem computacional e validação experimental em sistemas musculoesqueléticos humanos.

Na edição com a UTC, quatro estudantes de graduação de diversas instituições paranaenses foram aprovados. Nicole embarcou no dia 19 de agosto para o curso intensivo de francês preparatório, iniciando efetivamente o intercâmbio de pesquisa em setembro.

“É uma oportunidade tanto para eu ampliar o meu currículo na medicina, como também para eu viver uma experiência cultural muito interessante”, afirma Nicole, que pretende utilizar a experiência para fortalecer currículo visando residência médica internacional, onde segundo ela, a pesquisa é mais valorizada que no Brasil.

Dupla diplomação

Dois estudantes do curso de Agronomia participam de programas de dupla diplomação no Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal. A dupla diplomação permite que o estudante conquiste dois diplomas de graduação, brasileiro e estrangeiro, cursando parte da formação no exterior, com reconhecimento acadêmico em ambos os países.

Gustavo Henrique Cucato e Helen Paula Ruzzene embarcaram em 9 de setembro de 2025, com retorno previsto para 25 de janeiro de 2026. Helen, de 47 anos, aproveitará a oportunidade para concluir a graduação, obter duplo diploma e cursar mestrado em Agronomia.

Gustavo, de 21 anos, residente em Genovas, manteve intensa participação em projetos de pesquisa desde o primeiro período da graduação, trabalhando com milho, trigo, fungicidas, adjuvantes e inseticidas. “Desde o início da minha carreira acadêmica, sempre tive grande vontade de me envolver em pesquisa. Essa experiência abriu portas para participar de iniciações científicas, colaborar com TCCs (trabalhos de conclusão de curso de graduação) de colegas e realizar pesquisas junto a empresas”, relata.

Helen destaca o diferencial competitivo da dupla diplomação europeia. “A pessoa que tem essa dupla diplomação na Europa, com mestrado europeu, tem certo destaque diante de quem se formou só no Brasil, porque terá outras experiências”, pontua.

Mobilidade acadêmica

As estudantes, Bruna Scipioni, acadêmica de Agronomia, e Beatriz Vieira Bassani, de Medicina Veterinária, embarcaram em 20 de agosto de 2025 para realizar a mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Bragança, durante um semestre letivo, com retorno previsto em 3 de março de 2026. O programa permite cursar disciplinas em uma instituição parceira no exterior, com equivalência de créditos no Brasil, garantindo que o estudante não precise trancar o curso durante o intercâmbio.

Durante o intercâmbio pelo Programa de Internacionalização do Integrado, Bruna explora três áreas de estudo: melhoramento genético, gestão empresarial e tecnologia de vinhos e bebidas alcoólicas. “Acredito que essa experiência vai enriquecer minha visão e me preparar para próximos passos da carreira no mundo corporativo”, projeta.

Em Bragança, Beatriz cursa as disciplinas animais exóticos e silvestres, tecnologia das carnes e produtos cárneos (equivalente à higiene e inspeção) e bovinicultura, além de participar de dois módulos extracurriculares sobre one health e enfermagem veterinária preventiva.

“É difícil colocar em palavras, mas sair da minha zona de conforto ampliou muito minha visão de mundo. Hoje, sinto mais confiança em um futuro acadêmico e profissional promissor, além de perceber que existem muito mais oportunidades do que eu imaginava”, conta Beatriz, que destaca a presença de estudantes de 62 nacionalidades diferentes na instituição portuguesa.

Sobre o Integrow

O Programa de Internacionalização está estruturado dentro do Integrow, que reúne diferentes projetos e programas para catalisar transformações. O Integrow desenvolve projetos focados nos estudantes, organizados em cinco frentes: Iniciação Científica, Internacionalização, Extensão, Empregabilidade e Carreira, e Empreendedorismo e Inovação.

Para a supervisora de pesquisa e coordenadora do Núcleo de Internacionalização, Francielle Baptista, o resultado reflete trabalho coletivo e dedicação institucional. “Fomentar ações de internacionalização faz parte do planejamento estratégico do Centro Universitário Integrado, pois a instituição acredita que experiências globais ampliam a formação e as oportunidades profissionais de seus acadêmicos”, destaca.

O programa oferece intercâmbios de curta e longa duração, participação em projetos de pesquisa científica em centros de excelência, eventos acadêmicos internacionais e cursos em parceria com mais de 20 instituições de ensino em países como Portugal, Argentina, Bélgica, Chile, Peru, Polônia, Índia, Espanha, México e Turquia, além do convênio com a rede internacional Businet, composta por mais de 145 instituições localizadas em todos os continentes.

Além das atividades presenciais, o Integrado promove "internationalization at home", com cursos de idiomas, palestras com especialistas internacionais, workshops temáticos e aulas virtuais com docentes estrangeiros.

“A internacionalização potencializa a formação de profissionais alinhados às demandas de mercado cada vez mais competitivo e interconectado. Investir em experiências acadêmicas internacionais contribui para desenvolvimento de competências interculturais, científicas e inovadoras”, ressalta Fabrício Pelloso, Head de Inovação do Centro Universitário Integrado.

Compartilhe