•  | Central de Vendas:
  • 8 de agosto de 2025

Estudantes de Medicina participam de 30 cirurgias em ação educativa e solidária

Curso de hérnias realizado pelo Centro Universitário Integrado arrecada mais de R$ 10 mil para projeto humanitário no Pará

IMG_9516 (1).jpg

Vinte acadêmicos de diferentes períodos do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado participaram, no sábado (2), de um mutirão com 30 cirurgias de correção de hérnias no Hospital Santa Casa de Campo Mourão. A atividade integrou o Curso de Hérnias, realizado em dois dias, com início na sexta-feira (1º de agosto) com aulas teóricas, a fim de arrecadar fundos para a Missão Humanika 2025, projeto que levará atendimento médico gratuito ao Pará em novembro.

A atividade começou na sexta-feira, com aulas teóricas no auditório do Centro Integrado de Diagnóstico e Especialidades (CIDES) da Santa Casa, reunindo estudantes de todos os períodos do curso de Medicina. No sábado , os acadêmicos acompanharam a rotina completa do centro cirúrgico, desde a higienização e preparação dos pacientes até a realização dos procedimentos. Ao longo de cerca de 12 horas, das 7h30 às 19h, os estudantes atuaram como auxiliares dos cirurgiões, participaram da instrumentação e acompanharam a equipe de anestesia em cirurgias de correção de hérnias inguinais, umbilicais, incisionais e femorais.

IMG_9464 (1).jpg

IMG_9523 (3).jpg

O curso adotou metodologia que combina observação direta e participação supervisionada. Parte das cirurgias foi transmitida ao vivo para uma sala anexa, permitindo que mais estudantes acompanhassem os procedimentos com explicações detalhadas dos preceptores da residência em Cirurgia Geral da Santa Casa.

Para a coordenadora pedagógica do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, Taísa Rocha Navasconi Berbert, a experiência representa um avanço importante na formação dos alunos: “Vivências como essa são fundamentais para consolidar o aprendizado. Quando o estudante atua em um ambiente real, com pacientes e equipe multiprofissional, ele entende o que é de fato ser médico. Além disso, o caráter social da atividade reforça o compromisso ético e humano que buscamos desenvolver desde o início da graduação”, destaca a coordenadora.

IMG_9441 (1).jpg

As inscrições dos alunos somaram R$ 10.450,00, valor que será integralmente destinado à Missão Humanika. O projeto social pretende levar atendimento médico gratuito à população ribeirinha da região de Santarém, no Pará, por meio da atuação voluntária de estudantes e preceptores do curso de Medicina. Durante a missão, são realizadas consultas médicas, pequenos procedimentos e cirurgias no centro cirúrgico da cidade. Em 2025, a ação chega à sua 4ª edição, com atividades previstas entre os dias 9 e 15 de novembro.

Laura Aplevicz, presidente do Projeto Humanika, explica como o projeto será desenvolvido este ano: “Em 2025, estamos formalizando a Associação Humanika, composta por uma diretoria e um grupo de conselheiros, para estruturar melhor a organização das missões, tanto em Campo Mourão quanto em outras regiões. No caso da missão no Pará, contamos com uma parceria consolidada com o Projeto Amazônia Canaã, responsável por organizar toda a logística local, como o fluxo de atendimentos e a estrutura necessária para as ações médicas. Levaremos de Campo Mourão uma equipe formada por cerca de 25 a 30 pessoas, composta exclusivamente por acadêmicos de Medicina, além de dois preceptores e médicos especialistas voluntários”, detalha Laura.

IMG_9433 (3).jpg

Fotos por Centro Universitário Integrado

Compartilhe