- 15 de julho de 2025
Estudante de medicina do Integrado é selecionada para intercâmbio científico na Europa
Programa estadual oferece bolsa integral para realizar pesquisa na Université de Technologie de Compiègne, na França
A estudante Nicole Reis Nascimento, do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, foi selecionada em junho de 2025 para participar do programa estadual Ganhando o Mundo da Ciência, promovido pelo Governo do Paraná em parceria com a Fundação Araucária. Por meio da iniciativa, que amplia a formação acadêmica em instituições internacionais de referência, Nicole desenvolverá atividades acadêmicas e científicas na Université de Technologie de Compiègne (UTC), na França, durante um período de intercâmbio financiado com bolsa de estudos integral, auxílio-instalação, auxílio-deslocamento e seguro internacional.
Recentemente, a Fundação Araucária divulgou os resultados das edições do programa em parceria com a Universidade de Wageningen, na Holanda, e com a UTC, na França. Na parceria com a universidade da Holanda, três estudantes de graduação foram aprovados para desenvolver pesquisas nos departamentos de Agrotecnologia e Ciência Alimentar, com intercâmbios previstos entre agosto de 2025 e abril de 2026.
Paralelamente, na edição com a UTC, quatro estudantes de graduação de diversas instituições foram aprovados, incluindo Nicole, representando o Centro Universitário Integrado. A previsão de embarque para esses estudantes é a última semana de julho, quando iniciarão um curso intensivo de francês, preparando-os para o intercâmbio que ocorrerá entre setembro de 2025 e janeiro de 2026.
Nicole Reis Nascimento
A experiência permitirá que Nicole vivencie metodologias inovadoras e participe de projetos científicos avançados, ampliando sua formação acadêmica e profissional em um ambiente internacional de excelência. Para ela, a aprovação no programa representa a realização de um sonho. “Sou bolsista, saí do interior da Bahia para cursar medicina no Paraná e nunca imaginei conquistar uma oportunidade tão incrível quanto essa. Após meses de dedicação, consegui a aprovação. Sou imensamente grata à professora Francielle Baptista, ao coordenador do curso de Medicina, professor Heber Almicar Martins, e ao Centro Universitário Integrado, que me apoiaram em todas as etapas, desde a organização dos documentos até a aprovação final”, celebra Nicole.
Com grandes expectativas para o intercâmbio, a estudante acredita que a vivência no exterior terá um impacto decisivo na sua trajetória. “A oportunidade de atuar em um laboratório internacional, com pesquisa prática, contribuirá muito para meu crescimento profissional e acadêmico, permitindo uma nova visão sobre a medicina”, afirma Nicole. Para outros estudantes que sonham com intercâmbio, ela deixa um recado: “Acreditem em si, corram atrás dos seus objetivos e não tenham medo de sonhar grande”.
Para a supervisora de pesquisa e coordenadora do Núcleo de Internacionalização do Centro Universitário Integrado, Francielle Baptista, o resultado é reflexo de um trabalho coletivo e da dedicação institucional à formação de qualidade. “Programas como o Ganhando o Mundo da Ciência, promovidos pelo Governo do Estado do Paraná em parceria com a Fundação Araucária, evidenciam uma política pública consistente de incentivo à internacionalização, à formação de capital humano altamente qualificado e ao fortalecimento da ciência como motor do desenvolvimento regional e global”, destaca a coordenadora.
Sobre o projeto
A execução do projeto de mobilidade internacional ocorrerá no Laboratório BMBI (Biomecânica e Bioengenharia) da Université de Technologie de Compiègne (UTC), na França. A crescente necessidade de soluções médicas personalizadas e precisas destaca a importância do uso de tecnologias avançadas em bioengenharia e biomecânica. Assim, a estudante participará de um estágio de pesquisa na linha C2MUST (Characterization and patient-specific Modelling of the Musculoskeletal and Osteoarticular systems), que combina modelagem computacional e validação experimental em sistemas musculoesqueléticos humanos.
O projeto de modelagem específica (C2MUST) tem o potencial de proporcionar impactos significativos na precisão de diagnósticos e tratamentos médicos, gerando benefícios diretos ao sistema de saúde local e fortalecendo a posição estratégica do Paraná na rede global de pesquisa científica.
Programa de Internacionalização do Integrado
O Centro Universitário Integrado desenvolve um programa estruturado de internacionalização com objetivo de ampliar oportunidades de formação acadêmica, cultural e científica dos estudantes. Por meio de parcerias com instituições de ensino superior em diversos países, o programa facilita a participação dos acadêmicos em experiências internacionais que enriquecem a formação profissional e expandem a visão global dos futuros profissionais.
Entre as principais iniciativas, o programa oferece vagas para intercâmbios acadêmicos de curta e longa duração, participação em projetos de pesquisa científica em centros de excelência, envolvimento em eventos acadêmicos e científicos internacionais e cursos de curta duração em instituições parceiras. Essas oportunidades possibilitam que os estudantes tenham contato com diferentes metodologias de ensino, avanços tecnológicos e ambientes multiculturais.
Além das atividades presenciais, o Integrado também promove ações de internacionalização no próprio campus, conhecidas como “internationalization at home”. Essas ações incluem cursos de idiomas, palestras com especialistas internacionais, workshops temáticos, aulas virtuais com docentes convidados do exterior e eventos acadêmicos transmitidos online. Dessa forma, mesmo estudantes que não realizam mobilidade internacional podem vivenciar o intercâmbio cultural e acadêmico.
Para o Head de Inovação do Centro Universitário Integrado, Fabrício Pelloso, a internacionalização reforça o compromisso da instituição com uma educação conectada às tendências globais. “A internacionalização potencializa a formação de profissionais alinhados às demandas de um mercado cada vez mais competitivo e interconectado. Investir em experiências acadêmicas internacionais contribui para o desenvolvimento de competências interculturais, científicas e inovadoras, preparando nossos estudantes para desafios globais e para atuar com protagonismo em suas áreas,” ressalta Pelloso.
As inscrições para os programas de intercâmbio científico do Integrado seguem abertas. Interessados podem acessar o edital completo no portal de internacionalização: https://integrow.grupointegrado.br/nepe-internacionalizacao.