- 22 de maio de 2025
Curso de projeto internacional Erasmus+ que analisa economia sob demanda está com inscrições abertas no Brasil
Curso gratuito será oferecido de forma online pelo Centro Universitário Integrado, com início em 29 de maio
Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso gratuito e online sobre Gig Economy (economia sob demanda), promovido pelo Centro Universitário Integrado, localizado em Campo Mourão, no interior do Paraná, em parceria com o programa europeu Erasmus+. O projeto faz parte de um estudo internacional que analisa as mudanças nas relações de trabalho em diferentes países, incluindo o Brasil.
O curso integra o projeto “Economia sob demanda na União Europeia: implicações jurídicas, econômicas, socioculturais e políticas”, conduzido pelo Centro Universitário Integrado de Campo Mourão. A iniciativa tem como foco a análise de condições de trabalho de profissionais autônomos que atuam sem vínculo empregatício formal, como motoristas de aplicativo e prestadores de serviços por demanda.
Curso online e gratuito
A nova turma terá início em 29 de maio, com aulas realizadas às terças e quintas-feiras, remotamente. A carga horária total será de 54 horas, distribuídas em 6 módulos com materiais em português, inglês e espanhol, além de tradução simultânea para o português. O curso contará com oito professores, sendo quatro brasileiros e quatro estrangeiros, todos com doutorado e experiência internacional.
Os interessados devem possuir graduação completa ou em andamento e podem se inscrever até o dia 27 de maio de 2025 pelo site: https://gigeconomy.grupointegrado.br. Serão oferecidas 50 vagas nesta edição.
Contribuição científica
Além da formação, os participantes também farão parte de ações de pesquisa que contribuirão para a criação de um banco de dados de código aberto com informações sobre práticas da economia sob demanda no Brasil. Os resultados serão utilizados para subsidiar publicações científicas e propostas de políticas públicas alinhadas a valores como dignidade, liberdade, democracia e igualdade.
A terceira e última turma do curso está prevista para 2026, também com 50 vagas.
Crédito da foto entregador Kindel Média-Pexels
Crédito da foto motorista Tima Miroshnichenko-Pexels