- 3 de outubro de 2025
Curso de Direito do Integrado promove ação social com cinema para crianças
Iniciativa do Centro Universitário Integrado inclui ingresso, pipoca e refrigerante
O Centro Universitário Integrado de Campo Mourão promove, nesta sexta-feira (03), às 14h, uma ação social que levará 60 crianças da Escola Castro Alves do bairro Vila Guarujá ao cinema. As crianças assistirão ao filme “Missão Pet” no Cinemaxs, no Shopping Paraná Família. A instituição patrocinará os ingressos, além de pipoca e bebida para cada participante. Para a maioria delas, será a primeira vez em uma sala de cinema.
A ação integra a proposta pedagógica do curso de Direito, que busca aproximar os estudantes de experiências práticas relacionadas à cidadania e à responsabilidade social. A iniciativa partiu dos acadêmicos do 4º período B, como parte da disciplina de Gestão de Projetos, que desenvolveu um total de cinco projetos de cunho social e comunitário. Por meio da atividade, os estudantes vivenciam práticas que envolvem o acesso à cultura e a interação com a comunidade, relacionando o aprendizado teórico a situações reais do cotidiano.
A atividade contará com o acompanhamento de quatro estudantes de Direito e dois professores da instituição, responsáveis pelo planejamento e execução do projeto, Robervani Pierin do Prado e Valéria Letícia Alves. O transporte será realizado por ônibus cedido pela Prefeitura de Campo Mourão. A sessão tem início às 14h, com término previsto para 15h30.
Segundo o coordenador do curso, Robervani Pierin do Prado, “a iniciativa partiu dos acadêmicos, que definiram como estratégia do projeto uma interação com as crianças da Vila Guarujá. O projeto busca não somente oportunizar essa vivência às crianças, mas também proporcionar aos acadêmicos uma formação profissional e humana por meio do Direito, reforçando nosso papel e o caráter institucional”, explica o coordenador.
A Vila Guarujá foi escolhida por ser uma comunidade onde a universidade já atua em parceria com o do Projeto “Juntos Educar”, uma política pública que permite conhecer de perto a realidade local. O bairro cresceu em torno do antigo lixão da cidade, localizado em area afastada da cidade e carrega características culturais muito próprias. A maioria das crianças ainda não teve a oportunidade de ir ao cinema, como explica a professora Valéria Letícia Alves, responsável pela disciplina de Gestão de Projetos.
“O filme Missão PET será utilizado como recurso lúdico para introduzir noções de Direito às crianças de 7 a 10 anos. Nessa faixa etária, é fundamental traduzir conceitos jurídicos em histórias, personagens e dilemas próximos do seu universo, possibilitando a compreensão de noções básicas sobre regras sociais, responsabilidade, justiça, direitos e deveres, fazendo uma conexão direta entre a proposta do projeto e a ação em si”, acrescenta a professora.
Segundo a docente, o projeto vai além de uma simples ação social. “Buscamos que o projeto faça sentido também para a formação profissional e humana dos nossos acadêmicos. Através do Direito, eles não somente levam as crianças ao cinema, mas também desenvolvem interações dinâmicas, utilizando metodologias ativas e abordando temas que dialogam com a realidade delas”, destaca.
A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente as ODS 4 - Educação de qualidade “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” e 17, que trata de parcerias e meios de implementação. “Unindo esforços e fortalecendo parcerias, fazemos com que esses momentos aconteçam gratificantemente e reforcem o nosso papel e caráter institucional”, afirma Valéria.