Logo Centro Universitário Integrado
  • 2 de maio de 2024

Concurso INOVA do Integrado incentiva empreendedorismo jovem na região

Edição de 2023 contou com 400 inscritos e os prêmios foram entregues durante Empreende Week

O Centro Universitário Integrado realizou, em 2023, a 2ª edição do Concurso INOVA, uma jornada para incentivar o empreendedorismo e a inovação entre universitários e estudantes do Ensino Médio de diferentes instituições do município.

 A edição deste ano contou com cinco diferenciais importantes, como premiação maior, capacitação do Santander, participação na Empreende Week e maior número de projetos. O INOVA é uma iniciativa do Integrow, o Ecossistema de Inovação do Integrado (Integrow), que visa promover o empreendedorismo e a inovação na região de Campo Mourão e região.

Segundo Fabrício Pelloso, Head de Inovação do Integrado, o objetivo do concurso é estabelecer uma jornada diferente e que provoque uma experiência em que acadêmicos possam desenvolver habilidades e competências que somente a sala de aula não é capaz de estimular. “Por meio do INOVA, eles têm a possibilidade de conversar com empresários, ser capacitados por consultores do Sebrae, exercer a liderança e a criatividade por meio dos projetos e ainda desenvolver habilidades como negociação, oratória e vendas”, explicou Pelloso.

Na edição de 2023, participaram mais de 90 projetos de empreendedorismo e inovação, o que configurou um aumento de quase 30% em relação ao ano anterior. O ganhador do primeiro lugar, foi o grupo de estudantes formados por Iara Caroliny Ocon, Fabrício Godoi Lima, Gabriel da Silva Fucks e  Erik Glatz Catore Daniel.  Erik de 20 anos, é residente de Engenheiro Beltrão e contou sobre como ele e os colegas fizeram o projeto ser o vencedor da competição.

Com um sistema para manter a temperatura de um tanque de inoculante de soja, o grupo saiu na frente em pensar em problemas que afetam agricultores da região. “O inoculante é um produto que contém bactérias que ajudam a soja a fixar nitrogênio do ar, o que torna a planta mais saudável e produtiva. Atualmente, existem várias formas de realizar a inoculação de soja, como o tratamento de sementes e a injeção na linha de plantio”, explicou o jovem. 

 A injeção na linha de plantio é considerada a forma mais eficaz, pois garante que o inoculante esteja na proximidade das raízes da planta. “O sistema que desenvolvemos, utiliza de uma tecnologia de refrigeração a vácuo, onde a camada interna não permite a  temperatura do ambiente chegar ao inoculante e manter a temperatura ideal para sobrevivência das bactérias durante todo o dia. Desta forma conseguindo atingir a melhor eficiência do produto”, contou Erik, que investirá o valor do prêmio para melhorar o projeto.

Em segundo lugar foi de total protagonismo feminino, com o grupo Inovar Soluções, com o projeto “enleirador automático”, formado pelas jovens, Adriely dos Santos Kaizer, Isabella Ganacin Mesquita, Evelyn Kamily Calegari e Juliana Ferraz, todas acadêmicas do curso de Medicina Veterinária. As meninas desenvolveram um sistema automático para diminuir a proliferação de doenças na avicultura, que consiste em diminuir o índice de  mortalidade e saúde nos animais.

“Em nosso projeto, os enleiradores funcionam como um robô aspirador de pó. Ele utiliza um scanner para visualizar o barracão e, então, começa a bater a cama. O objetivo é trazer a cama do canto para o meio e do meio para o canto, o que ajuda a reduzir a umidade e a proliferação de bactérias”, explicou Evelyn Calegari, uma das integrantes do grupo.

O projeto foi desenvolvido em parceria com um produtor rural que enfrentava problemas de alta mortalidade, alta quantidade de amônia na cama e lesões de pata e no peito dos frangos. As pesquisadoras acreditam que o produto pode ajudar a reduzir esses problemas. Evelyn disse que com o dinheiro do prêmio irá comprar um computador novo para conseguir melhorar seu desempenho na graduação e em novos projetos. 

Segundo um dos organizadores do concurso, Fabrício Pelloso, o INOVA é um valioso instrumento para o desenvolvimento regional. “O impacto pode ser muito importante para nossa região no que diz respeito à atração de investidores”, afirmou.

Imagens: Tayane Patrício

Compartilhe