Logo Centro Universitário Integrado
  • 2 de maio de 2024

Estudante de Boa Esperança tira uma das maiores notas do Paraná no Enem 2023

Jovem de 18 anos que estudou em colégio público alcançou 980 pontos na redação; nota foi a maior do Paraná e uma das mais altas em todo Brasil

Em sua primeira participação no Enem, Valéria Cristina da Costa – de Boa Esperança – conseguiu 980 pontos na redação; agora ela vai cursar fisioterapia no Integrado em Campo Mourão

A estudante Valéria Cristina da Costa – do Colégio Estadual Vicente Leporace, que fica no município de Boa Esperança [Noroeste do Paraná] – alcançou a maior nota do estado na redação do Enem 2023. A jovem de 18 anos alcançou 980 pontos, dos 1.000 que eram possíveis, em sua primeira participação no Exame Nacional do Ensino Médio.

A redação corresponde a 20% da nota total do Enem. Em 2023 foram cerca de 3,9 milhões de estudantes inscritos para fazer o exame. Desse volume, apenas 60 em todo Brasil obtiveram nota 1.000; sendo quatro de colégios públicos.

O Enem foi realizado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado. O resultado saiu no dia 16 de janeiro e destaca a importância do acesso à educação de qualidade e oportunidades igualitárias. 

Esforço reconhecido

Sempre dedicada aos estudos, Valéria se preparou para o Enem 2023 utilizando as plataformas online disponibilizadas pelo colégio onde estuda e seguiu modelos de redação fornecidos por sua professora de português, Cláudia Nunes, que a acompanhou durante todo o Ensino Médio.

“A Valéria sempre foi muito esforçada. Ela se dedicou à redação, intensificou os estudos mais perto da prova e isso fez toda a diferença”, comemora a professora.

Claudia explica que trabalhou com textos argumentativos com os estudantes durante o ano de 2023. Na plataforma Redação Paraná – que a rede estadual de ensino possui para essa prática pedagógica – ela inseriu diversos modelos. Nas últimas semanas, viu que os estudantes estavam preocupados e por isso trouxe mais dois exemplos para trabalharem.

A invisibilidade da mulher

O tema da redação do Enem 2023 foi Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Valéria – que cresceu cercada por ‘mulheres fortes’, como suas avós e tias – considerou o tema fácil de argumentar e por isso não ficou nervosa na hora da prova.

“Quando falei para os meus amigos da escola que achei fácil, eles ficaram espantados comigo. E quando vi minha nota, fiquei super feliz! Comemorei com meu pai e minha madrasta. Mas quando vi que era a maior nota do Paraná, achei que era bug no site do Enem. Demorou para cair a ficha”, conta a estudante que obteve 860 pontos na nota geral do Enem 2023.

Cuidar das pessoas

Com o resultado, a jovem recebeu um contato informando que teria direito a uma bolsa de estudos completa para custear as mensalidades. Como a fisioterapia era seu sonho, ela optou pelo Centro Universitário Integrado de Campo Mourão para fazer essa graduação. A instituição tem nota máxima (5) na avaliação do Ministério da Educação.

Com o pai doente e o avô – com parte do corpo paralisado em virtude de um AVC – Valéria despertou o desejo de fazer fisioterapia não só para cuidar da família, mas também porque gosta de cuidar de pessoas. 

“A nota do Enem e a bolsa de estudos que ganhei vão me permitir estudar fisioterapia. Estou bem feliz”, complementa Valéria Cristina da Costa. 

“Para nossa Instituição é uma grande satisfação receber uma estudante tão dedicada. Seu excelente desempenho com certeza é fruto de muita dedicação e condiz exatamente com o propósito do Integrado, que é receber estudantes comprometidos para que juntos possamos contribuir para melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade”, explica Luciana Pontes, diretora acadêmica. 

Crédito da foto

Arquivo pessoal

Compartilhe