Forme-se em: Psicologia


Vamos iniciar o processo seletivo?

- Por dentro do curso -

  • Curso superior tradicional presencial

  • Duração: 10 semestres

  • Bolsas e descontos: Você pode ingressar no Integrado pelo Concurso de bolsas, Fies, Prouni e financiamento pelo Pravaler.

Sobre o curso de Psicologia

A Psicologia é da área da Ciências da Saúde, assim como a Medicina, além de fazer parte das Ciências Humanas. Estudando a mente e o comportamento humano, é uma área em constante crescimento e procura melhorar a vida de milhares de pessoas.

O mercado de trabalho para o psicólogo é amplo e vêm ganhando espaço em áreas pouco exploradas, como a Psicologia do esporte e a Psicologia em situações de emergências e desastres. Além disso, esse profissional pode atuar em clínicas, hospitais, empresas, escolas e mais.

Você só encontra no Integrado

O curso de Psicologia do Integrado é presencial e conta com professores qualificados, atuantes na área. Ainda, é equipado com uma Clínica Escola, a Unidade de Psicologia Aplicada (UPA), um espaço para o estudante atuar de forma prática, buscando desenvolver e aplicar habilidades e competências estudadas no decorrer do curso, além de oferecer atendimento de qualidade para a comunidade da região!

Os estudantes utilizam vários espaços para aprendizagem, como salas de aula, laboratórios de informática, anfiteatro, biblioteca, sala inovadora, como o Espaço Maker, e a Unidade de Psicologia Aplicada.

No Integrado, você terá acompanhamento individual em relação ao seu desempenho participando de avaliações ao longo da graduação, para entender pontos fracos e fortes e assim desenvolver estratégias para recuperação de aprendizagem a partir deles.

O Centro Integrado se preocupa em desenvolver o aprendizado dos estudantes. Além do curso de Psicologia, o curso de Odontologia possui uma clínica inaugurada recentemente e o curso de Medicina Veterinária conta com uma clínica veterinária, atendendo animais de pequeno e grande porte.

Como é o curso de Psicologia

A faculdade da Psicologia do Integrado é um curso com duração de 5 anos, divididos em 10 semestres. Abrange aspectos como:

  • Fundamentos da avaliação psicológica;

  • Mentoria profissional;

  • Anatomofisiologia do sistema nervoso;

  • Filosofia.

Sabemos a importância do conhecimento teórico com a experiência prática, por isso, nossa matriz curricular conta com os dois, além de módulos comportamentais, preparando o estudante para se tornar um profissional completo.

Além disso, os estágios curriculares trazem vivências reais do mercado de trabalho e completam a formação do psicólogo em diferentes áreas de atuação.

Matriz curricular

A matriz curricular do curso de Psicologia acompanha as principais atualizações da área, para que sua formação seja completa e atualizada.

Os módulos agrupam conhecimentos interdisciplinares para desenvolver todas as competências necessárias, buscando formar um profissional com conhecimento teórico e prático que seja inovador, tecnológico, ético, responsável socialmente, empreendedor e que tenha habilidades socioemocionais desenvolvidas.

Estágio em Psicologia

O estágio do curso de Psicologia do Integrado se divide em duas partes: na Unidade de Psicologia Aplicada (UPA) e em uma empresa escolhida pelo acadêmico. Permitindo que você tenha experiência prática, além de atender à comunidade local.

Perfil do profissional de Psicologia

Como futuro psicólogo formado pelo Integrado, você vai conseguir adaptar todo o conhecimento teórico às reais necessidades dos seus pacientes, sendo capaz de atuar nas seguintes áreas:

  • Psicologia escolar/educacional;

  • Psicologia organizacional e do trabalho;

  • Psicologia jurídica;

  • Psicologia clínica com ênfase em saúde;

  • Psicologia hospitalar;

  • Psicologia social.

Sobre a carreira

O profissional de Psicologia pode atuar em diversas áreas. O mercado de trabalho é bastante promissor devido à conscientização da importância da saúde mental para todos.

Áreas da Psicologia

Existem diversas áreas de atuação na Psicologia, você poderá trabalhar em clínicas, hospitais, empresas e mais.

Psicologia clínica

O psicólogo clínico é responsável por atender pacientes de forma individual ou em grupo sobre questões pessoais, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, depressão pós-parto, entre outros.

Dentro da Psicologia clínica, o profissional pode se especializar no atendimento de determinada faixa etária ou em distúrbios de saúde.

Psicologia hospitalar

O psicólogo hospitalar atua com pacientes, familiares e outros profissionais de saúde para conseguirem lidar com diagnósticos e tratamentos.

Psicologia empresarial

O psicólogo empresarial lida diretamente com os funcionários no ambiente profissional. Minimizando ou evitando quadros como depressão, estresse, ansiedade, síndrome de burnout e mais. Além disso, pode atuar com estruturação de perfis comportamentais e auxiliar na estrutura de gestão de pessoas.

Psicologia esportiva

O psicólogo esportivo é o responsável por acompanhar atletas e equipes, garantindo que estejam bem psicologicamente.

Psicologia educacional

O psicólogo educacional atua nas escolas fazendo o acompanhamento psicológico dos estudantes, além de se aprofundar em métodos e abordagens relacionados ao processo de ensino.

Orientação profissional

Esse psicólogo orienta estudantes e profissionais em sua carreira profissional. Desde a escolha do curso de graduação até pessoas que desejam fazer a transição de carreira, identificando qualidades e perfil profissional.

Aqui no Integrado temos um programa POPI (Programa de Orientação Profissional Integrado) que atende estudantes do Integrado, como também estudantes do Ensino Médio que buscam ajuda para escolher a profissão.

Órgãos públicos

O psicólogo pode atuar em diversos órgãos públicos, auxiliando em programas como assistência social, proteção à infância e adolescência, saúde mental e outros.

FAQ

Qual o salário de um psicólogo?

Segundo o Guia da Carreira, a faixa salarial de um psicólogo é de 3 salários mínimos. Esse valor pode mudar conforme a área de atuação e a região do país.

O que é preciso para se tornar um psicólogo?

Para atuar como psicólogo, é preciso de um diploma de graduação no curso de Psicologia. Após a formação acadêmica, o profissional deve estar obrigatoriamente inscrito no Conselho Regional de Psicologia (CRP) da sua região.

Como saber se o curso de Psicologia é para mim?

Se você gosta de ler, fazer reflexões sobre o comportamento humano, estudar matérias como filosofia, sociologia e antropologia. Esses são alguns fatores que podem indicar que o curso de Psicologia é para você. Além disso, precisa gostar de ouvir e ajudar pessoas.

Faculdade de Psicologia: qual o valor?

Preencha o formulário e saiba o valor do curso de Psicologia do Integrado. Aqui no Integrado, você tem diferentes possibilidades na hora de ingressar no curso escolhido. Você pode ingressar por meio do nosso vestibular, transferência externa, concurso de bolsas, sendo portador de diploma ou usando a sua nota do ENEM. Inclusive, com a nota do exame é possível entrar na faculdade utilizando o FIES ou o ProUni.

Conheça outros cursos do Integrado

Se você gosta ajudar as pessoas e de ler, conheça a Faculdade de Direito do Integrado. Não perca tempo e aproveite essa oportunidade para estudar em uma Faculdade nota máxima do MEC — 5 estrelas!

© Copyright 2024.
Centro Universitário Integrado.
Política de Privacidade