O Programa Institucional de Pesquisa do Centro Universitário Integrado é coordenado pela Supervisão de Pesquisa e possui a finalidade de fomentar e estimular a realização de atividades de pesquisa pela comunidade acadêmica. Entre as ações gerenciadas pela Supervisão de Pesquisa estão: Programas de Iniciação Científica voluntária, remunerada com recursos próprios e com bolsa do PIBIC – CNPq; Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio; Comissões de Ética; Revistas Científicas; Programa Ciência sem Fronteiras e Programa Institucional de Capacitação Docente para participação em eventos e científicos e participação em cursos de Mestrado e Doutorado.
O Centro Universitário Integrado, por meio do desenvolvimento da capacidade de produção científica institucional, busca contribuir com a melhoria da qualidade de vida da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM), com produção de conhecimentos que se aplicam na resolução ou minimização de problemas concretos, bem como no desenvolvimento de potencialidades da comunidade.
Linhas de Pesquisa
Uma linha de pesquisa representa um tema que agrupa estudos científicos fundamentados em tradição investigativa e de onde se originam projetos diversos, cujos resultados guardam afinidades. Dessa forma é por meio das linhas de pesquisa que se organiza a produção do conheicimento dentro da instituição. Um projeto de pesquisa, por sua vez, é uma investigação com início e final definidos, organizada em torno de objetivos específicos, visando à obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência.
Por meio das áreas de atuação de cada curso de graduação, o Centro Universitário Integrado estabeleceu as seguintes linhas de pesquisas institucionais:
Supervisora de Pesquisa
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2003). No Centro Universitário Integrado, também atua como coordenadora do curso de Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado).
Secretária de Supervisão
secretaria.supervisao@grupointegrado.br
Assessora a Supervisão de Pesquisa em todas as atividades relacionadas ao setor.
O INTEGRADO MELHORAMENTO GENÉTICO DE SOJA é um programa de pesquisa e desenvolvimento vinculado ao Centro Universitário Integrado. O programa trabalha com melhoristas de soja do Brasil e da Argentina, conta com três estações de pesquisa e testa seus materiais em vinte e cinco locais de experimentação nas regiões sul, centro-oeste e norte do país. Desde 2012, foram lançadas sete cultivares, que se comparam às variedades de soja RR mais produtivas do mercado, demonstrando estabilidade produtiva e ampla adaptabilidade. Na safra 17/18, será lançada a primeira cultivar intacta RR2 PRO com alto teto produtivo. Recursos próprios da Instituição são destinados para o desenvolvimento do Programa, o que, atualmente, transforma o Centro Universitário Integrado em uma das únicas instituições de capital nacional com foco em melhoramento de soja.
O grupo de pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisa científica, podendo conter professores pesquisadores e estudantes de diferentes cursos de graduação.
No Brasil, o Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil.
Como cadastrar um grupo de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
Para a criação de um Grupo de Pesquisa no CNPq, a primeira medida a ser tomada é cadastrar o seu líder. Para isso o pesquisador deverá enviar uma mensagem eletrônica à Supervisão de Pesquisa – pesquisa@grupointegrado.br, solicitando o cadastramento do pesquisador como líder. Após a Supervisão de Pesquisa realizar o cadastro, o líder deverá seguir as seguintes instruções para criar um Grupo de Pesquisa e/ou atualizar os dados:
Acesse o Sitema WebGrupo por meio do endereço http://dgp.cnpq.br/diretorioc/ e opção "Lideres de grupo"
Uma vez que o seu grupo esteja completo e sem nenhuma pendência de curriculum Lattes, o seu grupo estará apto a ser certificado pela Supervisão de Pesquisa.
A Supervisão de Pesquisa recomenda que os grupos tenham linhas de pesquisa abrangentes e não apenas assuntos de trabalho de curto prazo. As condições mínimas para certificação de um grupo de pesquisa são:
CV Lattes do pesquisador líder atualizado;
Grupo de pesquisa com informações atualizadas;
Grupo de pesquisa com pelo menos dois pesquisadores e dois alunos.
Sugere-se que grupos com apenas um docente e um aluno sejam incorporados a outros já existentes.
Perguntas Frequentes
Acesse o endereço http://dgp/cnpq.br/diretorioc/ e selecione a opção "Perguntas frequentes" para visualizar as dúvidas mais frequentes sobre os Diretórios dos Grupos de Pesquisa.
Links Úteis
Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil CNPq