Arquitetura e Urbanismo

Modalidade

presencial

Duração

10 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 1.207,00*

CC

Apresentação

O papel do arquiteto é fundamental para o bem-estar da população, traduzindo as necessidades individuais e coletivas e criando soluções viáveis para que todos habitem o “mesmo” espaço com otimização e respeito pelo ambiente e pelas pessoas. Assim, em um contexto de permanente adaptação, transformação de valores e geração de novas expectativas surgem as demandas do mercado de trabalho do arquiteto.

O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos. Já o urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros.

Diferencial

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Integrado utiliza ferramentas e atividades inovadoras de ensino, articulando teoria e prática. Visa formar um profissional ético, empreendedor e com responsabilidade social para atuar em um mercado de trabalho competitivo e exigente. Assim como em todos os cursos da Instituição, apresenta um modelo pedagógico que trabalha a prática e a interdisciplinaridade desde o primeiro semestre.

Tem como diferencial um corpo docente qualificado, composto por especialistas, mestres e doutores. Eles possuem experiência na docência e também no ambiente profissional da arquitetura e urbanismo, o que possibilita aos acadêmicos uma visão sistêmica sobre a função do profissional.

Mercado de Trabalho

O arquiteto, na maioria das vezes, trabalha em conjunto com o engenheiro civil, acompanhando a construção, gerenciando a mão de obra e os custos da obra. Além disso, projeta e desenha espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vidas das pessoas que nele residem. É um profissional de fundamental importância para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.

O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura encontra-se em expansão no país, em especial no setor de construção civil. Além disso o setor público também tem aumentado a procura por arquitetos.

Perfil do Egresso

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Integrado tem como perfil do egresso um profissional com formação generalista, capaz de compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como, a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis. Busca-se formar um profissional dotado de conhecimentos e habilidades que propiciem sua inserção no contexto profissional de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional, de maneira sustentável, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

Onde trabalhar

O profissional Arquiteto poderá atuar em empresas de construção civil, urbanização e paisagismo, empresas de pesquisa científica e tecnológica, laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, escritórios de arquitetura e urbanismo, órgãos públicos de planejamento urbano, órgãos públicos de recuperação e preservação do patrimônio histórico e urbanístico, órgãos de pesquisa, organizações sociais.

Coordenador

Marla Corso

E-mail: coord.arquitetura@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5920497160956672

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de Maringá (2017). Mestre em Tecnologias Limpas pelo Centro Universitário de Maringá (2019) na área de Ecoeficiência Urbana (desenvolvimento de novos materiais). Doutoranda em Gestão Ambiental na Universidade Positivo e pós-graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Cândido Mendes. Têm experiência na docência superior, orçamento e levantamento quantitativo de obra, projeto arquitetônico e de interiores.

Atos Oficiais de Autorização/Reconhecimento curso
461 - Portaria nº 431, D.O.U. 12/09/2016 Download

*Mensalidade

Valor vigente para o 1º semestre do curso. Após esse período, o valor poderá ser reajustado.