Agronomia

Modalidade

presencial

Duração

10 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 1.854,88*

CI

CC

cpc

Apresentação

A Agronomia faz parte das Ciências Agrárias e é um campo multidisciplinar que inclui subáreas aplicadas das Ciências Naturais, Exatas, Sociais e Econômicas. A articulação do conhecimento dessas áreas visa aumentar a compreensão da agropecuária e melhorar as práticas agrícolas e zootécnicas, por meio de tecnologias em favor de uma otimização da produção. O agrônomo participa, ativamente, de todas as etapas de produção e comercialização dos produtos, desde o plantio até o armazenamento e distribuição da mercadoria. 

Diferencial

O curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão tem por objetivo proporcionar à população da região Centro-Ocidental do Estado do Paraná um ensino agronômico de qualidade e com características que reforcem as aptidões agropecuárias e agroindustriais regionais. 

O curso tem aulas teóricas e práticas em laboratórios e casa-de-vegetação. Concentra as práticas de campo aos sábados, dessa maneira trabalhadores em geral, profissionais da agropecuária com formação de nível médio e outros interessados podem frequentar o curso. Conta com um modelo pedagógico diferenciado, com a inserção do projeto integrador, que objetiva acompanhar e avaliar os acadêmicos nas atividades programadas pelos docentes de todas as disciplinas do semestre e nos estudos dirigidos.

O corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores de excelência reconhecida na área e que buscam constante aprimoramento acadêmico.

Mercado de Trabalho

Para o exercício da profissão é necessário obter diploma de conclusão de curso de bacharelado em Agronomia e a Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

O agrônomo graduado pelo Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, estará habilitado a atuar nas áreas de Agricultura, Melhoramento Vegetal, Silvicultura, Climatologia e Geologia Agrícola, Fertilidade dos Solos, Defesa Fitossanitária, Administração, Planejamento Agropecuário, Economia Rural, Construções e Instalações Rurais, Irrigação e Drenagem, Mecânica e Mecanização Agrícola e Topografia, Paisagismo, Fruticultura e Olericultura e Bovinocultura. 

Pode exercer a profissão em ampla gama de atividades técnicas, tais como: supervisão, coordenação e orientação técnica; estudos de viabilidade técnico-econômicas; assessoria e consultoria, vistoria, perícia, laudo e parecer técnico; fiscalização de obra e serviço técnico e produção técnica e especializada. O ensino e a pesquisa também são áreas de trabalho para o profissional.

Perfil do Egresso

O agrônomo egresso do Centro Universitário Integrado estará apto a ser um profissional criativo e versátil, capaz de adequar teoria e prática para propor soluções viáveis a fim de promover o desenvolvimento rural no seu âmbito de trabalho com ética e sensibilidade social e ambiental. Será capaz de: tomar decisões corretas e oportunas dentro das prerrogativas profissionais, frente à situações inusitadas, variáveis e sem parâmetros pré-definidos ou sistematizados; acompanhar as tendências e as inovações tecnológicas da sociedade moderna e incorporá-las em suas análises e recomendações.

Onde trabalhar

Face à amplitude de sua formação, o agronômo pode atuar em empresas de consultoria, indústrias de fertilizantes, defensivos agrícolas, alimentos, sistemas de irrigação, drenagem, plasticultura e até mesmo em bancos de financiamento e investimento, na fiscalização da distribuição do crédito agrícola, além de trabalhar, diretamente, junto aos produtores rurais. Serviço público municipal, estadual e federal e instituições de ensino e pesquisa são também locais de trabalho para o profissional.

 

Coordenador

Atos Oficiais de Autorização/Reconhecimento curso
821 - Portaria nº 821, D.O.U. 02/01/2015 Download

*Mensalidade

Valor vigente para o 1º semestre de 2021 do curso. Após esse período, o valor poderá ser reajustado.