Acontece

Geral

Farmácia Comunitária do Integrado auxilia pacientes com doenças crônicas

Projeto realiza acompanhamento e garante qualidade de vida aos pacientes

Centro Universitário Integrado

publicado em 16/02/2018 14h59

Um projeto realizado na Farmácia Comunitária do Centro Universitário Integrado tem apresentado bons resultados no tratamento de pacientes com doenças crônicas. Eles são orientados através do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico, que estuda os medicamentos utilizados bem como a evolução do tratamento.

A coordenadora do curso de Farmácia do Integrado, Ana Carla Broetto Biazon, explica que cada caso é analisado de forma única. O objetivo é oferecer ao paciente um esquema terapêutico que atenda as necessidades dele. "Nós acompanhamos e oferecemos um serviço de readequação ao paciente. A ideia é adequar os horários da medicação e acompanhar a eficácia e segurança dos mesmos", explica Ana.

Alguns pacientes, que tomam vários medicamentos por dia, muitas vezes, deixam de se medicar por conta das reações que os remédios causam. A professora Tânia Salci explica que isso é comum, principalmente em pacientes com doenças crônicas. "Eles abandonam o tratamento por conta dessas questões, então, o nosso trabalho é fazer uma educação continuada, mostrando a necessidade do tratamento adequado", orienta Tânia.

Somente no ano passado foram atendidos 25 pacientes pelo projeto. Pessoas como o aposentado José Fausto Gurgeli. Ele, que tem diabetes, disse que chegou até o projeto com as taxas de glicemia elevadas e foi acompanhando a melhora gradativa. "Coloquei em prática tudo o que foi proposto, como alterações de horários de tomar os medicamentos, a forma como eu tomava e até a minha alimentação. Com isso, minha diabetes está praticamente estável e minha qualidade de vida aumentou bastante", comenta o aposentado.

Serviço

A Farmácia Comunitária do Centro Universitário Integrado funciona na Avenida José Custódio de Oliveira, 685. O local recebe doações de medicamentos e repassa para a Comunidade carente. O telefone para contato é o (44) 3518-2566.